Católogo da exposição “Fernando Lopes –50 anos de desenho” tem lançamento na Caixa Cultural.

7 de dezembro.

Divulgação.

O lançamento do catálogo da exposição Fernando Lopes – 50 anos de desenho acontece no sábado (7 de dezembro) na Caixa Cultural. A publicação reúne grande parte das obras expostas, que formam uma retrospectiva da trajetória do artista. A exposição pode ser visitada até 15 de dezembro e reúne mais de 250 ilustrações do artista, que fazem parte do cotidiano do brasiliense há pelo menos três décadas.

Boa parte do acervo presente nas duas galerias está reproduzido nas 145 páginas do catálogo da exposição, que será lançado em 7 de dezembro. O catálogo tem distribuição gratuita e o artista estará presente na ocasião para uma visita guiada às 17 horas, seguida de sessão de autógrafos.

Com inspiração no surrealismo, no expressionismo e no cubismo, Fernando Lopes tem um traço inconfundível, que circulou nas páginas dos principais jornais da cidade, o que faz de suas ilustrações parte da memória visual e afetiva de Brasília.

Mais do que a frequência de publicação, é o poder de comunicação de suas ilustrações que causa impacto em quem as vê. De maneira sintética, elas abordam assuntos diversos, de temas prosaicos até questões complexas, sempre de forma sensível e intrigante. E tem sido assim desde a primeira exposição de Fernando Lopes, quando o artista carioca, hoje com 62 anos, ainda era adolescente. “Sua arte configura uma mistura de assombro e curiosidade” afirmou o chileno Rolando Toro, criador da biodança, em 1973, ao apresentar a primeira mostra individual do artista, na época vivendo com a família em Santiago do Chile, onde passou a juventude.

Na exposição, o percurso que acompanha a evolução de seu traço e um amplo panorama de sua obra pode ser conferido nas ilustrações originais do artista, coloridas e em preto e branco, feitas nas técnicas guache, nanquim, aquarela, aerógrafo e lápis de cor. Muitos desses trabalhos foram publicados – em versão finalizada, geralmente depois de tratamento digital – nos jornais Correio Braziliense, no qual Fernando trabalhou entre 1997 e 2016 (e que ainda republica suas criações), e Jornal de Brasília, onde atuou entre 1989 e 1992.

Quem visitar a exposição, que conta com curadoria de Oto Reifschneider, encontrará ilustrações feitas por Fernando desde a adolescência até os dias de hoje. São estudos, capas de livros, originais para selos dos Correios e bilhetes de loteria, desenhos anatômicos e técnicos elaborados para o Hospital Sarah Kubitschek, dentre muitas outras peças para diversas instituições e periódicos.

A programação conta ainda com oficinas gratuitas ministradas pelo artista.

Fernando Lopes – 50 anos de desenho
Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Visitação: Até 15 de dezembro
Lançamento do catálogo: 7 de dezembro (sábado) – Visita guiada às 17 horas, seguida de sessão de autógrafos
Horários: das 9h às 21h, de terça a domingo
Classificação indicativa livre para todos os públicos
Entrada franca.