Fernando Madeira lança livro sobre sua obra em papel.

11 de maio.

Divulgação.

O livro Fernando Madeira – Obra sobre papel é lançado nesta quinta (11 de maio), às 19 horas, no Auditório 2 do Museu Nacional da República. Na publicação, Fernando Madeira, artista plástico e arquiteto, reúne mais de trinta anos de carreira do artista com obras que remontam grande parte de sua produção em suporte papel. Tratam-se de colagens, aquarelas, desenhos e aguadas, nas quais o artista faz uso de técnicas de reciclagem e a utilização de suportes pouco convencionais.

No lançamento, o público pode conversar com o próprio Fernando Madeira, com o artista plástico e coordenador editorial do projeto, Pedro Alvim, e com a professora e curadora do projeto, Angélica Madeira. O livro digital ‘Obra sobre Papel’ poderá ser baixado gratuitamente, após seu lançamento, pelo link.

“Obra sobre Papel” reúne considerável parte da produção de Fernando em suporte papel, no qual o artista desenvolve técnicas tradicionais de desenho como, aquarelas, nanquim, acrílica e aguadas e recria os suportes ao aplicar essas técnicas aos variados tipos de papel que encontra nos mais variados lugares e, recolhe, recicla e transforma. São papéis catados nas ruas, tais como papelão, bandagens cirúrgicas, saquinhos de chás, pedaços de outdoors, dentre outras qualidades de papel.

(…) Os papéis, suportes de minha escrita, são como pergaminhos. São peles de celulose, pergaminhos vegetais. Encontrados ao léu, ao largo, nos descampados, nas pistas, nas ruas, polidos pelo tempo, pelo vento, pelos pés e rodas da civilização, os papéis são também entintados/ tingidos naturalmente pelos ocres da terra, pela poeira e, em seguida, macerados a cal por mim mesmo, deixando aparecer as marcas do passado, como um palimpsesto.

Serviço: Lançamento do livro Fernando Madeira – Obra sobre papel
Data: 11 de maio (quinta) às 19 horas
Local: Auditório 2 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
Acesso livre.