Festival Gastronômico União Européia movimentou o The Old Barr.

Fotos: Renato Acha.

Renato Acha

O Festival Gastronômico União Européia aconteceu no restaurante The Old Barr, no Hotel Golden Tulip de 16 a 20 de maio. O chef do hotel, Richard Schneider, reuniu uma série de receitas com o auxílio dos diplomatas de catorze países.

 

Os comensais puderam degustar saladas, como Ajo Blanco (Espanha), Niçoise (França), e Salada Belfo (Romênia), dentre outras. Os pratos principais trouxeram o Bacalhau a Zé do Pipo (Portugal), Sander Salmon Brochett (Finlândia), Rouladen Rezept (Alemanha), Lapin à la Bière et aus Pruneax (Bélgica), Pierogi (Polônia), Goulash (República Tcheca), Janssons Frestelse (Suécia), Moussaká (Grécia) e Fikadeller (Dinamarca). Para sobremesa havia Maçãs Assadas (Polônia), Berliner Rezept (Alemanha), Rosca Doce com Canela (Suécia), Linzer e Sacher (Áustria).

Luigi Costa.

Mais o melhor mesmo foi conhecer o trabalho do bartender italiano Luigi Costa, que apresentou duas criações para o evento: Toro Loco (licor de café e tequila) e Toro Loco Frozen (tequila, cointreau, suco de limão, cereja e gelo picado). A lista de opções é infindável e cheia de detalhes de receitas e histórias que Luigi conta.

 

Luigi possui 25 anos de coquetelaria em grandes hotéis pelo mundo e possui criações reconhecidas pelo IBA (International Bartender Association). Sua especialidade são os vintage cocktails, mas há opções para todos os gostos. Vale a pena acompanhar o processo criativo de Luigi e aprender pequenos truques que fazem toda a diferença na hora de apreciar um bom drinque.