Museu da República recebe festival gratuito com Mariene de Castro, Cris Pereira, Fanta Konate, Larissa Luz, Realleza, Anaïs Sylla, Letícia Fialho e Áurea Martins.

De 1 a 3 de novembro.

Realleza. Divulgação.

O Festival de Cantoras Negras – Yalodê acontece de 1º a 3 de novembro no Museu Nacional da República. A ação foca no poder feminino negro. A programação apresenta seis shows, três oficinas e um painel sobre carreira artística, que apresentam as múltiplas identidades da produção criativa das mulheres negras na música.

Fanta Konate. Foto: Ricardo Camargo.

A programação reúne diversas vozes, ritmos, identidades, estilos, trajetórias. Mulheres do samba, Hip Hop, Jazz, da Música Luso-africana e da Cultura Popular estarão em Brasília. O palco montado na área externa do Museu da República será ocupado pelas cantoras Mariene de Castro (BA), Cris Pereira (DF), Fanta Konate (Guiné Conacri), Larissa Luz (BA), Realleza (DF), Anaïs Sylla (França), Letícia Fialho (DF), Áurea Martins (RJ) e as DJs Savana (MA/DF) e Pati Egito (DF).

Áurea Martins. Foto: Marcelo Castello Branco.

Quem abre os trabalhos no palco do festival é a cantora brasiliense Cris Pereira (DF), que apresenta canções de seus dois álbuns e convida a cantora carioca Áurea Martins (RJ). Em seguida, vem Fanta Konate (Guiné Conacri) que apresenta um pouco do oeste Africano, uma viagem musical conduzida pela sua presença marcante, com a promessa de um show participativo, baseado em expressões culturais tradicionais do povo Mandên. Para fechar a primeira noite (sábado, 02), a cantora, compositora e atriz Larissa Luz – ganhadora do prêmio Bibi Ferreira pela interpretação do papel de Elza Soares. Será a primeira vez do show Trovão na cidade.

Larissa Luz.

No domingo (02), a cena musical de Brasília também está presente, com show da rapper Realleza, que inicia a última noite de apresentações. Do quadradinho, chega ao palco também a cantora e compositora Letícia Fialho com Orquestra da Rua, que recebe a francesa Anaïs Sylla.

Anaïs Sylla.

Para encerrar a programação do Festival Yalodê, tem show da talentosa baiana Mariene de Castro, a multi-artista mergulha de forma constante nas águas de raiz africana e traz seu elogiado “Santo de Casa”, que já passou por diversas cidades brasileiras e se tornou um projeto de celebração da cultura popular brasileira. No repertório tem expressões revisitadas da cultura popular e canções de grande sucesso.

Mariene de Castro.

Programação:

1º de novembro (sexta):

18:30 – Oficina Dança Fanta Konate
20:00 – Painel sobre carreira e trajetória no mercado musical com artistas do festival
*Inscrições através do email formativasyalode@gmail.com

Oficina de Dança com Fanta Konate.

2 de novembro (sábado):

18:00 – DJ Savana
19:00 – DJ Pati Egito
20:30 – Cris Pereira convida a Áurea Martins
22:30 – Fanta Konate
00:00 – Larissa Luz
*Entrada gratuita mediante a retirada de ingresso pelo Sympla:
http://bit.ly/FestivalYalode

13:00 às 17:00 – Oficina de Escrita Afetiva com Calila das Mercês
13:00 às 17:00 – Oficina de Composição musical com Letícia Fialho
*Inscrições através do email formativasyalode@gmail.com

Pati Egito.

3 de de novembro (domingo):

18:00 – DJ Savana
18:30 – Realleza
19:30 – Letícia Fialho convida Anaïs Sylla
21:00 – Mariene de Castro
22:00 – DJ Pati Egito
Entrada gratuita mediante a retirada de ingresso pelo Sympla:
http://bit.ly/FestivalYalode

Leticia Fialho. Foto: Thaís Mallon.

Festival de Cantoras Negras – Yalodê
De 1 a 3 de novembro
Horário dos shows (2 e 3 de novembro): 18 horas
Local: Museu Nacional da República (Lote 02 – SCTS – Esplanada)
Entrada gratuita mediante a retirada de ingresso pelo Sympla