“Festival Arte Efêmera” traz 30 selecionados em mais de 21 horas de apresentações no CONIC.

"Serão Performático" Grupo Empreza - Divulgação

Renato Acha

1.277 minutos de apresentações ininterruptas no CONIC. É o que promete o Festival Arte Efêmera que acontece das 18 horas do dia 11 até as 15:17 do dia 12 de junho. Com curadoria de Átila Regiani e Lúcia Andrade, o evento, que teve apoio da Faculdade Dulcina de Moraes, do IEC e do Ministério da Cultura, traz obras e intervenções artísticas cênicas, plásticas e musicais com entrada franca.

"Ruas Abertas" Teatro do Concreto - Foto: Tatiana Reis

Serão apresentadas experimentações artísticas efêmeras. Obras fugazes e transitórias permeiam as linguagens da performance, artes visuais, teatro, dança e música.

O espaço e suas formas de ocupação e o acesso ao pensamento e aos processos artísticos contemporâneos são pontos de destaque nas experiências sensoriais dos 30 selecionados. Entre eles estão estão o coletivo carioca 13 Numa Noite, Grupo Empreza, Anti Status Quo Companhia de Dança, Teatro do Concreto, Kenia Dias, João Angelini, Magno Assis, entre outros.

"Lambe Lambe" Kênia Dias - Divulgação

Arte Efêmera é toda expressão artística que se esvai no gesto, na ação, na obra que se destrói e se realiza, sublinhando a importância do AQUI e AGORA. Sua força consiste em potencializar a relação do cidadão com o ambiente/meio, o tempo, o corpo, o outro ou até consigo mesmo. Além da efemeridade, possui características singulares, tais como o aumento da presença e participação do performer e do público. É uma experiência e, portanto, envolve risco, aprendizagem por meio da tentativa e do trânsito. Por ser efêmera, tal arte não se deixa aprisionar na forma.” convida o Festival Arte Efêmera.

"Reivax X" Magno Assis - Foto: Marcelo Dischinger

Serviço: Festival 1.277 minutos de Arte Efêmera

Local: CONIC (Setor de Diversões Sul)

Data: 11 de junho (18:oo) até 12 de junho (15:17)

Entrada Franca.