Curtas em exibição no Cine Brasília.

Babilônia Norte. Divulgação.
Babilônia Norte. Divulgação.

O Festival Curta Brasília vai de 28 de novembro a 1º de dezembro no Cine Brasília. Trata-se do único festival brasiliense dedicado inteiramente ao formato apresenta mais de 70 curtas-metragens, entre produções nacionais e estrangeiras. A programação traz mostra competitiva local e nacional e mais sete mostras paralelas, oficinas, debate com os realizadores, além do lançamento do livro “Brasília 5.2 – Cinema e Memória”, da pesquisadora de cinema brasileiro Berê Bahia, com lançamento previsto para 30 de novembro, às 16 horas, no Cine Brasília.

A lista de filmes traça um panorama da produção cinematográfica brasileira, com destaque para “Acalanto”, de Arturo Saboia, que faturou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Musical no 41º Festival de Cinema de Gramado (RS); “Pouco mais de um mês”, de André Novais, que foi exibido na 45ª Quinzena dos Realizadores em Cannes (França), além de ter participado dos mais importantes festivais brasileiros; “Pátio”, de Aly Muritiba, exibido na 52ª Semana da Crítica, em também em Cannes; a animação produzida em Brasília“A Roza”, de Marieta e Juliano Cazarré, que além de diretor também atuou em filmes como “Serra Pelada” (2013, dir. Heitor Dhalia) e O Lobo Atrás da Porta (2013, dir. Fernando Coimbra)”; “Requília”, de Renata Diniz, premiado no último Festival de Brasília e em festivais internacioinais; e “E quem é o pai?”, de Daniela Diniz e Luana Miguel, mais um curta local ainda inédito na cidade.

O Duplo.
O Duplo.

As mostras paralelas incluem a Sessão Urbanidades (29/11), cujos filmes trazem os desafios das grandes cidades modernas, como mobilidade, segurança e qualidade de vida; o cinema de animação ganha um espaço exclusivo de exibição na Sessão Anima (30/11), com curtas que apresentam grande diversidade estética e de técnicas de animação; a música terá espaço no festival com a Sessão Especial de Videoclipes produzidos em Brasília (1/12), dando espaço à produção artística de videoclipes e à cena musical independente da cidade.

A Sessão Provocações será exibida no Dia Mundial da Luta Contra a Aids (1/12), traz filmes que abordam a sexualidade e a intimidade dos personagens, e que preservou seu espaço na edição deste ano devido ao sucesso na primeira edição do festival. Para garantir a presença das crianças e adolescentes na Sessão Calanguinho (29/11) e na Sessão Isso Tudo Passa (29/11), o Curta Brasília realizou uma parceria com a Secretaria de Educação do GDF, que irá levar estudantes da rede pública de ensino para as sessões. Outras escolas interessadas devem entrar em contato com a produção para realizar um agendamento.

O festival premiará um filme da categoria infantil com o Prêmio Direitos da Infância, oferecido pelo Instituto Sabin e pelo UNICEF. Já a Embaixada da França entra com uma premiação que levará um representante do filme contemplado para a França, promovendo um intercâmbio cultural enriquecedor. Além disso, as duas mostras competitivas premiarão o melhor curta de Brasília e o melhor curta nacional com R$ 5 mil reais cada – ambos decididos pelo Júri Popular.

Palhaços Tristes.
Palhaços Tristes.

Serviço: 2o Festival Curta Brasília
Data: De 28 de novembro a 01 de dezembro
Local: Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul)
Entrada franca

Programação completa!
www.curtabrasilia.com.br