Curta-metragem ganha festival gratuito.

A Dama do Estácio (RJ). Divulgação.

A cidade que ama cinema ganha o Festival Curta Brasília, primeiro evento dedicado exclusivamente ao formato, de 29 de novembro a 2 de dezembro na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, em uma programação com 51 filmes de todo o país, sendo 28 inéditos, mostra infantil, debate e workshops gratuitos.

“A intenção, desde a primeira edição, é consolidar o Festival como um ambiente dedicado à valorização de curtas-metragens. E, sobretudo, firmar a cidade no circuito nacional de festivais dedicados a esse formato”, frisa Ana Arruda, coordenadora geral e idealizadora. A proposta visa abrir caminho para a difusão exclusiva voltada para o formato e dar ao público o devido acesso à mais recente produção de curtas locais e nacionais.

Caos (SP). Divulgação.
Dentre 450 curtas-metragens inscritos, a comissão de seleção analisou critérios como criatividade, ousadia, qualidade técnica e artística e escolheu 12 filmes da cidade para concorrer na mostra competitiva Curta Brasília. 18 títulos de diferentes estados integram a mostra competitiva Curta Brasil.

O produtor executivo e idealizador do Festival, Alexandre Costa, destaca as mostra paralelas: “Serão quatro mostras: Figuras, Provocações, De Norte a Sul e Mostra Infantil Calanguinho. São filmes maravilhosos que o público de Brasília merece assistir”.

No total são 6 mostras competitivas (sempre com 2 filmes do Distrito Federal  e 3 de outros Estados) e 4 mostras paralelas, somando, durante os quatro dias de evento, um total de 10 programas, em mais de 830 minutos de projeção.

Cowboy (RJ). Divulgação.

O debate: “Os caminhos para o curta-metragem do DF – realidades e perspectivas” contará com a participação de realizadores dos filmes participantes do Festival, representantes de associações e entidades locais e nacionais, e profissionais da cadeia do audiovisual (fomento, produção, exibição, circulação e distribuição).

Três workshops gratuitos serão promovidos pela OZI: Sound Design, Modelagem e Animação 3D e Filmagem com Câmeras DSLR.

A mostra infantil é aberta ao público e conta com sessão exclusiva para 14 instituições atendidas pelo Instituto Sabin.

O festival vai premiar os filmes mais votados pelo Júri Popular o “Troféu Calango”, além de prêmio em dinheiro de R$ 5 mil para duas categorias: Melhor Curta-Metragem da mostra competitiva Curta Brasília e Melhor Curta-Metragem da mostra competitiva Curta Brasil. Outros prêmios serão oferecidos por importantes entidades do cinema: Prêmio Brazucah, Prêmio CineB, Prêmio Cinememória, Prêmio ABCV e Prêmio União dos Cineclubes do DF.

Programação

Amores Passageiros (RS). Divulgação.

Serviço: 1º Festival Curta Brasília

Data: De 29 de novembro a 02 de dezembro de 2012

Local: Teatro Nacional Cláudio Santoro – Sala Martins Pena

Entrada franca

Programação completa: www.curtabrasilia.com.br