Festival de Animação Espanhola Contemporânea tem entrada franca.

Credit: ISLE OF MAN FILM / Album
Chico & Rita, de Fernando Trueba. Divulgação.

O Festival de Animação Espanhola Contemporânea está em cartaz no Instituto Cervantes de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, com entrada franca. A programação reúne produções espanholas recentes em propostas distintas em animação. No dia 29 de janeiro será apresentada uma mistura entre ilustração e cinema, trazendo duas adaptações dos quadrinhos para a animação. O filme “Chico e Rita” (2010), trabalho do diretor Fernando Trueba e do ilustrador Javier Mariscal, que criam uma história musical ambientada em Havana (Cuba) e Rugas (2011), de Paco Roca.

No dia 30, a película “Arrugas”, de Ignácio Ferrera, estará em exibição no Instituto Cervantes. A animação conta a história de dois senhores, Emilio e Miguel, que estão reclusos em um asilo. Emilio acabara de chegar à residência em estado inicial de Alzheimer e será ajudado por Miguel e outros companheiros para não terminar no andar superior do asilo, o temido andar dos gravemente enfermos. O plano maluco acaba trazendo momentos divertidos e ternos ao dia-a-dia da residência.

Na sexta (31) é a vez do documentário “Maria e eu” (2010), que reúne a convivência e vida do ilustrador Miguel Gallardo e a filha Maria. Este filme mostra as visões do autor em mostra sua história e de explicar o autismo. Esta é a história de uma viagem, e, sobretudo um relato original e cheio de humor, ironia e sinceridade sobre como se convive com uma deficiência.

No dia 1º de fevereiro (sábado), será exibida uma adaptação livre de “O bosque animado” (2001), como imaginário mágico galego onde convivem distintos personagens que são invisíveis aos olhos depredadores do ser humano e sua louca modernização.

As três exibições dos dias 29, 30 e 31 de Janeiro, sempre às 19 horas, são direcionadas para o público adulto. A película de sábado (1), às 16h30, para as crianças. O festival tem entrada franca.
Programação: 

Data: 29/01 – Quarta-Feira – 19 horas
Chico e Rita: Fernando Trueba, 2010, 90 min.
Classificação Indicativa: 12 anos

Data: 30/01 – Quinta-Feira – 19 horas
Arrugas: Ignácio Ferreira, 2011, 80 min
Classificação Indicativa: Livre

Data: 31/01 – Sexta-Feira – 19 horas
Maria e Yo: Félix Fernandez de Castro, Ibón Olaskoaga, 2010, 76 min
Classificação Indicativa: Livre

Data: 01/02 – Sábado – 16h30
El Bosque Encantado (sentirás sua magia…): Angél de La Cruz y Manolo Gomez, 2001, 82 min.
Classificação Indicativa: Livre

Bosque Animado - Crédito Ángel de la Cruz

Festival de Animação Espanhola Contemporânea
Data: De 29 de janeiro a 1º de fevereiro
Local: Instituto Cervantes Brasília (707/907 Sul)
Entrada Franca
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es