Festival de Animação Recente Espanhola.

As Aventuras de Tadeo. Divulgação.
As Aventuras de Tadeo. Divulgação.

A animação tem ganhado notoriedade no cinema espanhol, atraindo os amantes do gênero que até então tinham como referência as produções norte-americanas. Para promover este estilo cinematográfico, o Instituto Cervantes Brasília apresenta o Festival de Animação Recente Espanhola com quatro filmes premiados, a ser realizado do dia 17 ao dia 20 de julho, com entrada franca. A abertura fica por conta da gestora cultural e crítica de cinema da Embaixada da Espanha, Elena Cordero.

O evento é dirigido a diferentes públicos, pois traz animações com temática adulta e infantil, como é o caso de “30 anos de Escuridão” (Manuel Martín, 2011), que recebeu o Prêmio Goya 2012 de Melhor Longa-Metragem Documentário; e “As Aventuras de Tadeo” (Enrique Gato, 2012), que entre os principais, foi vencedor no Prêmio Goya 2013 por Melhor Filme de Animação, Melhor Roteiro adaptado e Melhor Diretor Novel de Animação.

As demais produções também renderam importantes indicações e prêmios ao mercado de animação espanhol. Para Elena Cordero, este é um importante momento para a cinematografia hispânica. “A animação espanhola é um dos setores audiovisuais com melhores estimativas para o crescimento nos próximos anos e que terá altas taxas de exportação”, explica ela que é especializada neste segmento.

Na abertura do Festival, dia 17, Elena fará um apanhado do festival, explorando as peculiaridades de cada filme, artista e diretor apresentados. “Produzir um filme de animação é muito caro, mas o retorno compensa este investimento. Assim aconteceu com o sucesso de ‘As aventuras de Tadeo’”.

O público presente irá conhecer uma pluralidade de conteúdos neste espaço criativo. Por isso, neste programa poderão ser encontradas propostas diferentes que tratam sobre a complexidade e a diversidade das produções, com diferentes técnicas de animação.
Sobre a especialista

Elena Cordero (Madri, Espanha), estudou Jornalismo e Comunicação Audiovisual na Universidade Rey Juan Carlos de Madri onde também realizou o Mestrado em Cinema Espanhol. Trabalhou em diversos meios de comunicação da Espanha como Sogecable, Europa Press e La Cadena Ser. Atualmente é a gestora cultural da Embaixada da Espanha no Brasil e participa no blog de critica cinematográfica chamado “24 Reflejos por Segundo” (24reflejos.blogspot.com).

Programa:

17/07, quinta-feira, 19h30

30 anos de Escuridão
Manuel H. Martín, 2011, 85 min

Classificação Indicativa: 7 anos

Publico interesse: Adulto

No final da Guerra Civil, o antigo prefeito da localidade Malagenha de Mijas não teve oportunidade de fugir. Depois de um longo e perigoso caminho de volta para casa, conseguiu chegar a noite no seu lar sem ser descoberto. A sua esposa Juliana fez a menção sobre numerosos fuzilamentos que estavam ocorrendo no povoado. Ambos resolveram abrir uma pequena abertura na parede onde Manuel poderia se esconder. Manuel Cortés nunca iria imaginar que aquele pequeno espaço atrás da parede se converteria na sua prisão particular por 30 anos. Esta é a história dos chamados “topos da pós guerra” que tiveram que sacrificar uma vida inteira para fugir da repressão.

– Prêmios Goya 2012: Nomeado ao Melhor longa-metragem documentário

18/07, sexta-feira, 19h30

O apóstolo
Fernando Cortizo, 2012, 84 min

Classificação Indicativa: 7 anos

Publico interesse: Adulto

Um prisioneiro recém-fugido da prisão vai à procura de um tesouro escondido anos atrás numa aldeia pequena e solitária, mas o que lá encontra é uma cadeia ainda mais terrível que aquela de onde fugiu. Anciãos sinistros, desaparecimentos estranhos, espíritos, um sacerdote peculiar e até o próprio arcebispo de Santiago vão cruzar-se no seu caminho numa história de terror, humor e fantasia.

– 27 edição dos Premios Goya 2013: Nomeado entre os melhores filmes de animação.
– Premios Mestre Mateo 2013: Ganhadora de seis prêmios: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Produção, Melhor Direção de Arte, – Melhor Trilha Sonora e Melhor Som
– Festival Expotoons 2012: Prêmio ao melhor filme.
– Festival Fantasporto 2012: Prêmio Especial do Júri
– One Night of Fear 2013: Ganhadora do certame (por votação do público)
– WFAF 2013: Ganhadora do certame
– Monterrey 2013: Melhor filme de animação
– Monstra 2013: Melhor trilha sonora e Prêmio Especial do Público
– Annency 2013: Prêmio do Público
– Cine Horizontes Marsella 2012: Melhor filme do certame.
– Festival de Sitges 2013: Nomeado ao Melhor filme de animação

19/07, Sábado, 16h

As Aventuras de Tadeo
Enrique Gato, Espanha, 2012, 92 min.

Classificação Indicativa: Livre

Público interesse: Infantil

O pedreiro Tadeo sempre quis se tornar um famoso arqueólogo e aventureiro. No entanto, passa seus dias sonhando entre guindastes e cimento da obra onde trabalha. A oportunidade de realizar seus sonhos surge quando seu amigo, um arqueólogo de renome, recebe uma tabuleta de pedra misteriosa, a chave que leva à cidade perdida de Paititi e seu lendário tesouro. No momento da viagem, o famoso arqueólogo sofre um acidente e quem o substitui na expedição é Tadeo. Ao chegar no Peru, ele descobre que Oddyseus, uma grande corporação especializada em encontrar tesouros, também está atrás da cidade perdida de Paititi e disposta a fazer qualquer coisa para encontrá-la.
– Prêmios Goya 2013: Ganhadora de três prêmios: Melhor filme de animação, Melhor roteiro adaptado e Melhor Diretor Novel película animada. – Nomeado a cinco prêmios.
– Festival de Annecy 2013: Secção oficial de longa-metragens a concurso

20/07, Domingo, 16h

O lince perdido
Manuel Sicilia e Raúl García, 2008, 102 min

Classificação Indicativa: Livre

Público interesse: Infantil

Filme de animação em 3D com uma corrente de mensagem ambiental, no qual uma equipe de animais é perseguida por um caçador sem escrúpulos. Félix, o protagonista, é um lince que acredita que a sua má sorte é a razão pela qual sua espécie está ameaçada. Depois de passar por vários centros de abrigo de animais, a chegada a Acebuche (Parque Natural de Doñana) lhe renderá grandes surpresas. Estão acontecendo estranhos desaparecimentos de animais na região. Um temível caçador á solta. Um excêntrico milionário tem um plano secreto.

E Félix e seus companheiros terão que se unir para sobreviver e acabar com o mistério.

– Festival Internacional ANIMADRID, 2008: Melhor Longa-metragem de Animação
– Festival Internacional ANIMACOR, 2008: Menção Especial do Público
– Festival de cine Latino de San Diego, 2008: Melhor Longa-metragem de Animação
– Festival de Cine de Giffoni (Italia), 2009: Prêmio Especial.
– Premios Goya 2009: Melhor Longa-metragem de Animação
– Oscar, 2010: Preselecionado como Melhor Longa-metragem de Animação
– Anima Mundi, Rio de Janeiro: Melhor Filme de Animação para crianças.

Serviço: Festival de Animação Recente Espanhola
Data: De 17 a 20 de julho
Horário: Verificar nos dias de exibição
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes – SEPS 707/907 Sul
Classificação indicativa: Verificar nos dias de exibição
Entrada Franca
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es