Festival de Cinema Uruguaio 2012.

La Casa Muda. Divulgação.

Festival de Cinema Uruguaio 2012 vai de 13 a 18 de novembro no CCBB e apresenta seis filmes da recente produção do país. Os títulos abordam questões cotidianas, relações pessoais e familiares em gêneros como drama, documentário e comédia. As sessões têm entrada franca.

Um dos destaques é o filme La casa muda. Baseado em uma história real, o longa foi rodado em poucos dias, com um orçamento de apenas seis mil dólares e ainda assim obteve grande repercussão no Festival de Cinema de Cannes de 2010, onde foi exibido na mostra Quinzena do Diretor.

Com gêneros variados, o festival exibe também na programação o filme D.F. Destino Final, do diretor Héctor Gutiérrez, que retrata a história de seu pai, ex-presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai, que morreu assassinado em Buenos Aires.

A mostra tem entrada franca, com retirada de senhas uma hora antes de cada sessão.

Programação:

13/11

15h30 – El viaje hacia el mar (74 min, livre)

18h30 – La matinée (75 min, livre)

20h30 – La casa Muda (78 min, 16 anos)

14/11

15h30 – Mal día para pescar (99 min, livre)

18h30 – La vida útil (62 min, livre)

20h30 – D.F. Destino Final (108 min, 16 anos)

15/11

15h30 – El viaje hacia el mar (74 min, livre)

18h30 – La matinée (75 min, livre)

20h30 – La casa Muda (78 min, 16 anos)

16/11

15h30 – Mal día para pescar (99 min, livre)

18h30 – La vida útil (62 min, livre)

20h30 – D.F. Destino Final (108 min, 16 anos)

17/11  

15h30 – El viaje hacia el mar (74 min, livre)

18h30 – La matinée (75 min, livre)

20h30 – La casa Muda (78 min, 16 anos)

18/11

15h30 – Mal día para pescar (99 min, livre)

18h30 – La vida útil (62 min, livre)

20h30 – D.F. Destino Final (108 min, 16 anos)

 

Sinopses:

 

La Vida Útil (62 min, livre)

Jorge (Jorge Jellinek) mora com os pais e trabalha em uma cinemateca de Montevidéu há 25 anos. No trabalho ele elabora a programação de filmes, presta suporte técnico e apresenta um programa de rádio sobre cinema. A cinemateca acaba fechando as portas por causa de dívidas e Jorge, que nunca trabalhou fora do cinema, fica desempregado. La Vida Útil conta como o protagonista precisa mudar o jeito de ser para se adaptar a um novo mundo. Talvez o cinema o ajude a sobreviver, depois de tudo.

Direção: Federico Veiroj

Elenco: Jorge Jellinek, Manuel Martínez Carril, Paola Venditto, Gonzalo Delgado Galiana e Victoria Novick

 

Mal Día para Pescar (99 min, livre)

Dois homens peculiares ganham a vida viajando por povoados da América Latina: Orsini (Gary Piquer), empresário esperto e engenhoso, que se autodenomina “Príncipe”, e Jacob van Oppen (Jouko Ahola), ex-campeão mundial de luta livre, velho, alcoólatra e incontrolável, que acredita ainda ser o garanhão que foi no passado. Em suas viagens, organizam lutas por dinheiro em feiras e desafios, onde, de acordo com Orsini, o ex-campeão reconquistará seu título. Ao chegar em Santa Maria, buscando atrair a curiosidade do povoado, o empresário divulga um desafio pelo prêmio de mil dólares a quem for capaz de resistir três minutos no ringue com o campeão. Mas Orsini percebe que seu negócio está em risco quando uma moça ambiciosa empurra seu namorado – um rapaz jovem e gigante apelidado de “o Turco” por seu grande bigode – para a luta pela recompensa que o empresário oferece, mas não tem.

Direção: Álvaro Brechner

Elenco: Gary Piquer, Jouko Ahola, Antonella Costa, César Troncoso, Jorge Temponi, Alfonso Tort, Jenny Goldtsein e Bruno Aldecosea

 

El Viaje Hacia el Mar (74 min, livre)

É uma manhã de domingo de 1963 num bar na cidade de Minas. Rataplán, o lixeiro, Quintana, o coveiro, Siete e Tres Diez, o vendedor de loteria e o seu cachorro Aquino, aguardam Rodríguez, que os levará a ver o mar pela primeira vez. Vasco, seu capataz, os acompanha contra sua vontade. De última hora, um charmoso desconhecido recém chegado da capital, se integra à comitiva. Ao longo da viagem, sob o sol, no velho caminhão de Rodriguez, os seis personagens irão mostrando seu jeito de viver e sentir, rodeados de verdes paisagens da serra, em direção ao litoral e o mar desconhecido.

Direção: Guillermo Casanova

Elenco: Hugo Arana, Julio Calcagno, Julio César Castro, Diego Delgrossi, Héctor Guido e César Troncoso

 

D.F. Destino Final (108 min, 16 anos)

É um documentário sobre Héctor Gutiérrez Ruiz, o “Toba”, presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai, assassinado na Argentina durante a ditadura militar no seu país. No exílio em Buenos Aires, pela sua denúncia contra o governo e os crimes cometidos pelos militares uruguaios, foi sequestrado em maio de 1976 e achado morto dentro de um carro junto ao ex-Senador Zelmar Michellini, destacada figura da política uruguaia. Dirigido pelo seu filho, Mateo Gutierrez, o documentário propõe uma aproximação íntima à pessoa do Toba, além do personagem político. Trata – se de um filho em procura do seu pai e de respostas que o ajuden a compreender uma história recente não contada e enterrada.

Direção: Mateo Gutiérrez

Elenco: Julio María Sanguinetti, Luis Pedro Michelini, Matilde Rodriguez

 

La matinée (75 min, livre)

“Sair em carnaval é a minha vida… se é possível eu saio, e se não depois se vê” diz Ramón “Cuita” Correa, um dos velhos recrutados pelo Edú Lombardo e Marcel Keoroglian pra reviver antigos sons, ritmos, costumes e cadências. La Matinée faz um retrato do Carnaval de Montevidéu, através do olhar de um grupo de participantes veteranos da festa, a mais tradicional das comemorações populares no Uruguai.

Direção: Sebastián Bednarik

Elenco: Carlos Salinas, Alberto Maderos, Marcel Keoroglián.

 

La Casa Muda (78 min, 16 anos)

Laura (Florencia Colucci) e o seu Pai Wilson (Gustavo Alonso) internam–se numa casa longe, no campo, para reforma–la, já que seu dono, Nestor (Abel Tripaldi), a venderá logo. Eles passarão a noite ali, para começar os trabalhos ao dia seguinte. Tudo acontece normalmente até que Laura ouve um som que vem de fora e se intensifica no andar superior da casa. Wilson sobe para inspecionar e ela fica embaixo aguardando seu pai. Baseada numa historia real acontecida num pequeno povoado no interior do Uruguai, A Casa Muda centra o relato nos últimos sessenta e oito minutos, segundo a segundo, nos quais Laura tentará sair com vida da casa que encerra um obscuro segredo.

Direção: Gustavo Hernández

Elenco: Florencia Colucci, Abel Tripaldi, Gustavo Alonso e María Salazar.

El Viaje Hacia el Mar. Divulgação.

Serviço: Festival de Cinema Unriguaio 2012

Data: 13 a 18 de novembro de 2012

Local: Sala de Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Horário: de acordo com a programação

Bilheteria: terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca com retirada de senhas uma hora antes de cada sessão.

Informações: 3108.7600

Classificação indicativa: de acordo com os filmes