Festival Jazz Brasília apresenta virtuoses da cidade.

 

O Festival Jazz Brasília segue até o dia 22 de setembro com apresentações de virtuoses do jazz  brasilienses ou radicados na cidade. O 10013 Jazz Pub acolhe os instrumentistas com noites especiais que revelam excelentes trabalhos autoriais.

“Nosso objetivo é  aumentar o acesso do público a este gênero musical muito cultuado por músicos e críticos”, comentou Paulo Bandeira, organizador da mostra que reúne nomes como Alex Queiróz, Allen Pontes, Flavinho Silva, Antoine Espagno, Serge Frasunkiewicz, Georgia W. Alô, Carlos Cárdenas, Oswaldo Amorim, Eládio Oduber, Westonny Rodrigues, Péricles Monteiro e Sandro Alves.

Programação:

Quinta, 20/09 – ANTOINE ESPAGNO E SERGE FRASUNKIEWICZ

ANTOINE ESPAGNO –  Nascido em 1959, no sul da França, começou os estudos de Música aos 5 anos com o piano, estudando depois o violão, a percussão e em 1984, o baixo acústico, dedicando-se tanto à música erudita como à música popular.

Em 1997, após 10 anos em Paris, foi convidado para tocar na Orquestra Metropolitana de Lisboa. Aproveitou para apresentar-se no Hot-Clube do Portugal com vários conjuntos de Jazz, e aprender o português.

Fascinado pela música popular brasileira desde o início da sua formação, resolveu em janeiro de 2000 atravessar o Atlântico para matar a sede. Então, encontrou dezenas de músicos de altíssimo nível e delicada sensibilidade.

Assim, além de integrar a Orquestra do Teatro Nacional, onde ocupou o cargo de solista/chefe de naipe de 2003 até 2009, tornou-se um elemento muito requisitado na noite brasiliense.

“Cassoulet Com Cachaça” gosta dos arranjos originais ou espontâneos, tanto no Jazz como na MPB. Hoje com Serge Frasunkiewicz no piano, ele é uma concretização desses encontros, dessas paixões partilhadas, mistura das influências do Velho Mundo com o Novo.

SERGE FRASUNKIEWICZ –  iniciou seus estudos musicais aos 4 anos de idade. Teve aulas com a pianista Alda Matos, onde recebeu orientação na música erudita. Aos 14 anos, iniciou seus estudos no campo jazzístico, fazendo parte da Orquestra Popular da UnB. A partir de 1998, Serge atuou como correpetidor para bailarinos do Kirov, o Grupo Corpo, Hubbard Street Dancede Chicago, o Balé do Teatro Guairá, entre outras companhias de dança.

Serge também participou de workshops de grandes pianistas de jazz em Nova Iorque, como

Barry Harris e Fred Hersch. Além de ser um dos fundadores do Affinity Jazz Trio, Serge também se apresentou com grandes nomes da música brasileira e internacional, incluindo Derico Sciotti, Glen Moore, Jeff Andrews, Mike Tracy, Alexandre Carvalho, Kiko Freitas, entre outros. Em 2006, Serge viajou para a Europa e tocou em famosos clubes de jazz de Paris.

Sexta,21/09 –  GEORGIA W ALÔ

Georgia W. Alô é uma legítima “soul woman”. Dona de uma voz poderosa, fortemente influenciada pelas grandes cantoras americanas de soul, blues e jazz como Aretha Franklin, Gladys Knight, Etta James, Ella Fitzgerald, Nina Simone, entre outras, ela mostra que tem total intimidade com as vertentes da música negra americana.

Com 38 anos de idade, doze deles vividos em terras germânicas, teve início na música ainda criança, quando cantava em coros infantis folclóricos e eruditos nas escolas alemãs.

Além de participar de várias tendências musicais, Georgia W. Alô cantou no disco do compositor e arranjador Leandro Braga, indicado ao Grammy Latino e renomado por seu trabalho com artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Tim Maia, Chico Buarque Johnny Alf.

A briu o show da cantora americana Gloria Gaynor, no Brasil. Se apresentou em Festivais de Música em Brasilia, entre eles, oFestival de Blues, no qual o renomado guitarrista americano, Stanley Jordan tocou. Dividiu o palco com o Rei do Soul brasileiro, Gerson King Combo e músicos como Fernando Merlino, Erivelton Silva, André Vasconcellos, Nema Antunes, Robertinho Silva, Berval Moraes, Tomás Improta, entre outros.

Sábado, 22/09  – CARLOS CÁRDENAS E OSWALDO AMORIM 

CARLOS CÁRDENAS –  Saxofonista Venezuelano. Com residência no Brasil, integrou a orquestra de frevo do Maestro Duda (Recife) e, em São Paulo, participou de bandas de jazz com  vários artistas, como Michel Leme, Zerró Santos, Ed Mundo Cassis, Roberto Sion entre outros , além da Big Band ULM.

Em Brasilia, no Clube do Choro acompanhou o acordeonista Toninho Ferragutti, mostrando assim sua versatilidade nos vários estilos da música brasileira como chorinho, forró, baião, frevo, além é claro, da música latina.

Atualmente radicado na Capital Federal, participa da Brasilia Big Band sob a regência do renomado maestro Ademir Junior e acompanha diversos artistas locais, a exemplo do cantor de MPB André de Moraes.

OSWALDO  AMORIM – Natural do Rio de Janeiro iniciou seus estudos em música aos nove anos de idade no conservatório Carlos Gomes (Belém-PA). Aos 16 anos o baixo-elétrico passa a ser o instrumento principal, tendo como primeiro professor o contrabaixista Dôdo Ferreira. Ainda no Rio estudou baixo e harmonia com o baixista e arranjador Aurélio Dias.

Em 1990, residindo na capital federal, começa a estudar na Escola de Música de Brasília, onde inicia seus estudos no baixo acústico com o prof. Tony Botelho. Ainda na EMB, estudou canto

lírico com o prof. Francisco Frias e baixo acústico e elétrico com o prof. Ricardo Vasconcellos.

Em Janeiro de 1998, premiado com uma bolsa de estudos pelo Ministério da Educação  (CAPES), muda-se para Nova York para estudar na Bass Collective, sob a orientação de um

dos mais importantes nomes do contrabaixo mundial, John Patitucci, onde concluiu o curso de Especialização em Contrabaixo – One Year Certificate Program.

Em Fevereiro de 1999, através de uma audição para ingressar no curso de Mestrado em Jazz Performance na Manhattan School of Music, consegue a vaga e é premiado com uma bolsa de 75%. Formou-se em Maio de 2001, sob a orientação do baixista Jeff Andrews.

Serviço: Festival Jazz Brasília

Data: Até 22 de setembro de 2012

De terça a quinta, às 20 horas

Sexta e sábado, às 21 horas

Ingressos: R$ 20,00 (inteira)

Local: 10013 Jazz Pub (408 Sul, Bl. C, Lj. 13)

Informações e reservas 3244-6553

CI – 18 anos. 

Fotos: Carlos Gardenas. Divulgação

Antoine Spagno por Gustavo Lucena.