Pautas feministas e arte no Festival Mulheres no Volante.

As mulheres são protagonistas da 2° edição do Festival Mulheres no Volante, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Balaio Café (201 norte). Pautas feministas e múltiplas linguagens e expressões artísticas, como artes plásticas, literatura, teatro, cinema e principalmente música.

O Festival questiona constantemente as visões generalizadas e generalizantes que existem a respeito das mulheres e de como elas devem se comportar. A idéia sempre foi unir o feminismo e a cultura em uma rede de mulheres, incentivando a colaboração, interatividade, a criação livre e o ativismo. Abrindo e ocupando a discussão sobre a grande lacuna no que diz respeito à presença feminina nas manifestações político-culturais.

PROGRAMAÇÃO DO MNV- DF  !

=> Sábado – 08.12.12

:: MANHÃ ::

Oficina de Vivência e identidade da voz – Andréa dos Santos

A voz é uma digital, ninguém no mundo por mais parecidos que possam ser, terá uma voz igual a nossa. Toda pessoa carrega consigo seu próprio instrumento, inserido em seu corpo, com características fisiológicas e psicológicas singulares. O timbre da voz humana depende das várias cavidades que vibram em ressonância com as pregas vocais, mas a voz é bem mais que um processo físico, ela é o resultado de nossa personalidade, dos momentos que vivemos de nossa expressão para o mundo.

Algo que nos distanciou de nossa voz natural é também a mística que envolve o canto hoje em dia, dando a impressão que apensas cantores ou profissionais da voz podem cantar. Na vivência Identidade da Voz vamos compartilhar o canto coletivo a partir do canto individual, das características de cada participante dentro do todo, com a utilização de técnicas mas não colando ela como o ponto principal da experiência, vamos buscar em um processo natural libertar, reconhecer e se apropriar de nossa própria voz.

Oficina Papo de Mulher: participação de mulheres em debates políticos – B&D

Quem se engaja na política certamente já participou de várias discussões sobre corrupção – a sua afinidade com o modo de produção capitalista e indissociabilidade em relação ao modelo formal de democracia, a apropriação midiática e os questionamentos da representação partidária. Numa roda de conversa, independente das opiniões que são apresentadas, contudo, um aspecto invariavelmente chama à atenção: a predominância das vozes masculinas. Quando o tema é política, seja na Academia, seja no Parlamento, seja no Movimento Estudantil, seja na mesa do bar, os homens falam mais alto. E é por isso que, no Festival, nós, mulheres e homens, vamos debater pautas políticas – mas só as mulheres vão falar. Mulheres, venham preparadas para falar muito! Homens, venham preparados para ouvir muito!

Oficina de ginecologia faça você mesma! – Jul Pagul

Jul Pagul – feminista graças às Deusas, maníaca diversiva e bastante ingrata com o Patriarcado traz para todas uma oficina de empoderamento. Afinal, o descobrimento a si mesma é fundamental pros nossos exercícios de emponderamento constantes, né? A oficina ensina práticas de autoexame e mais um bocado de possibilidades sobre nossos ventres.

Oficina pedalar de saia – Renata Florentino

Ela chama as moças e os rapazes que apreciam a liberdade do corpo para aprender a fazer seu próprio prendedor de saia, para pedalar sem medo das rajadas de vento. Quem tiver cinta liga sobrando em casa, é hora de reaproveitar! Meia 3/4 que só sobrou um lado serve também, e quem tiver seu kit costura, venha acompanhada dele! Quem não tiver, vamos ter tiras de elástico e agulha e linha para quem quiser! Nada de deixar de usar a bicicleta por querer usar saia e nada de abandonar a saia e se fantasiar de ciclista atleta na hora do pedal!

:: TARDE ::

DEBATES

– 14 horas Economia Criativa Feminista

(Vamos Tangir nossos TEsouros ! Nossa Relação como produtoras, distribuidoras e consumidoras de bens culturais)

– 16 horas CULTURA FEMINISTA: VIVAS ! 

(PRÁTICAS FEMINISTAS NA CULTURA: QUEM SOMOS … TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE PRESENTES E O QUE PODEMOS, QUEREMOS, DEVEMOS E PRECISAMOS SER ! CONVIDADAS:

MUJERES CREANDO – JULIETA PAREDES CONFIRMADA, CORPUS CRISIS, MARCHA DAS VADIAS, MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES,  FÓRUM DE MULHERES DO DF, FESTIVAL ROQUE PENSE, PRETAS CANDANGAS, BLOGUEIRAS FEMINISTAS, MULHERES NO VOLANTE)

:: NOITE ::

19h  TEATRO- Solo Penélopes ; Letícia Resck, um solo sensível e poético que parte do mito de Ulisses e usa como pretexto o poema de Letícia

PENÉLOPES

Há 18000 anos Ulisses partiu
Deixou seu arco, suas terras, seu filho e sua esposa: Penélopes
E ela espera…Pois aprendeu muito bem a lição do pertencimento
Penélopes tece
Penélopes destece
Seu único e inacabado vestido: o amor por Ulisses
Aprisionada nas fronteiras do território de Kartas
Ela aprende a exercitar sua arte, mas não ousa sair do conhecido
Ulisses vem?
Ou será que é tarde demais?

20h30

MÚSICA

MIRIAN MARQUES é cantora, arranjadora, trombonista e educadora musical. Faz parte de uma geração de músicos que alia versatilidade, qualidade musical e os contextos vocais e instrumentais em seus shows. Mistura estilos em arranjos inovadores e com a cara da música brasileira. Traz para o palco linguagens do funk mesclado ao samba; do samba com o rock, além de músicas inéditas e arranjos empolgantes para seus shows

Show Sam Defor e Banda!

Sam Defor é uma cantora que, acompanhada pelo violonista e guitarrista Renato Uchoa, traz um repertório brasileiríssimo que explora sabores rítmicos e melódicos de compositores como Chico Buaque, Jards Macalé, Djavan e outros. Para completar o incrementar o time, Sam ainda conta com músicos que farão participações especiais durante o show.

DJS  She’s my fave;

Clarissa Carvalho e Elizia Carvalho são duas irmãs que tocam juntas há dois anos nas noites brasiliense, principalmente na Play! e que prometem muita dança. Um som vibrante, muito marcado por todas as variações do Rock and Roll, que passeia pelo indie, eletro rock, clássicos do rock e rock pop.

Banda Penúria Zero

A banda Penúria Zero foi formada em 2005, quando 3 amigos que já gostavam do estilo punk, decidiram colocar suas ideias em prática. Com letras incisivas e muita vontade de tocar. Infelizmente a banda deu uma parada no ano de 2006, mas foi reformada no ano de 2011 a banda volta com gás e determinação e apesar de vários integrantes terem passado pelo o penúria. Os integrantes da banda que se mantêm firmes são: Tuttis (Vocal),Sopão (Guitarra),Gril (Baixo) e Biscoito (Batera) mostrando o seu punk rock HC, tocando em vários locais do entorno e DF.

Banda Cretina

A banda Cretina foi formada em 2009 com a proposta de tocar Rock, se divertir e extravasar. Passou por algumas formações e agora com Letícia Lopes no baixo, e Angell Bauer na bateria, mostra um roque festeiro e debochado, onde suas apresentações – sempre explosivas e passionais – conquistaram um público apaixonado, que garante um show performático e único.
Misturando o punk c om rockabilly, com influências de The Cramps,The Stooges, The Who, Sonic Youth, Rolling Stones e a efervescência de Jimi Hendrix. A Cretina surgiu nas festas organizadas pela Geração Delírio, coletivo que movimenta a cena independente da Baixada Fluminense, e desde então participa de festivais que agitam a cena cultural da Baixada Fluminense. Em 2011 lançou seu primeiro Ep com oito faixas, através do selo independente Transfusão Noise Records, tocando em São Paulo e interior do Estado do Rio de Janeiro.

=> Domingo – 09.12.12

::  Manhã :: 

Oficina de cabelo afro: trançando a história, nega do cabelo duro. – Luanda Gabriela

Esta oficina tem por objetivo propiciar trocas de experiências a cerca do modo em como o negro/a lida com seu cabelo, a origem dos penteados afro e as conotações sociais e políticas associadas ao tema. Na etapa prática serão introduzidas as técnicas das tranças: Jamaicana, Nagô (tranças rasteiras), Dread Looks e amarrações com tecidos e os cuidados que devemos ter quando se opta realizar um alongamento. Vamos todas!!!

Oficina – Emponderamento pelo Sagrado Feminino

A oficina Espiritualidade da Deusa e empoderamento das mulheres, será ministrada pela Natália Carvalho, que é psicóloga, trabalha facilitando oficinas terapêuticas para mulheres e há dez anos é sacerdotisa de círculos de mulheres em Brasília. Nesta oficina falaremos sobre espiritualidade a partir da conexão com a Divindade como Deusa e da prática em círculos de mulheres. Aprendemos a meditar com cantos sagrados de encerramento para mulheres

Oficina de apropriação tecnológica, ou cultura digital feminista

Rádio Livre, Computadores e muito mais…. A apropriação tecnológica como forma de libertação!

Por: Aline Freitas, Jul Pagul, Amanda Maniva e Bruna Provazi

:: TARDE::


14h Movimento TRANS e Feminismo (com Aline Freitas e Jaque Jesus)

16h  Frente Feminista pela cultura (Debate sobre Políticas públicas de Cultura e FEMINISMO)

17h MOSTRA E DEBATE: CINEMA E FEMINISMO


:: NOITE::

19h Contos do Interior, Anasha Gelli

Contos do Interior é o quarto espetáculo-solo da atriz e a arteterapeuta Anasha Gelli. Interativo, o espetáculo é uma roda de encontros composta por três diferentes contos. No Festival Mulheres no Volante, a engraçada narradora, a Véia, “a mais véia das véias!” apresentará o conto “A Moça Redonda” que fala da mulher e do seu corpo como um caldeirão de vida e morte, num ciclo eterno de altos e baixos, assim como o mar ou a Lua… “Contos do interior” é um espetáculo brincante criado especialmente para a criança que vive dentro do adulto! Duração: 45 minutos. Censura livre

20h Sarau de poesia e música

Com as artistas Laura Moreira, Natália Maria, Lilian Dinis, Manuela Matusquela na poesia e Andrea dos Santos, Luanda Gabriela, Beatriz Águida, Michele Nogueira, Carolina Voigt, Martinha do coco e Nanan Matos – Foli Aye na música!!!!

= > Entrada Franca !

=> Intervenções Cênicas, Visuais e Poéticas

=> Rádio Livre! Montaremos uma web rádio LIVRE-FEMINISTA  durante o evento! Sinta-se convidada a programar 

=> FEIRA  na pracinha da 201 norte: comida vegana, roupas, absorventes ecológicos, zines,  instrumentos, autodefesa ! Venha expor também !

=>  CIRCA  Brasilina – pipocando poesia e muita palhaçaria !

Mais infos: (61) 7811-4717 | 8124.1863 | mulheresnovolantedf@gmail.com |  www.mulheresnovolante.com