Festival Satélite061 revela programação completa com o tema “Diversidade e Empoderamento”.

Em setembro de 2016.

Gal Costa. Foto: Bob Wolferson. Divulgação.
Gal Costa. Foto: Bob Wolferson. Divulgação.

O Festival Satélite 061 traz uma programação gratuita que promete agradar o público de Brasília. Nos dias 24 e 25 de setembro, o evento traz para a Torre de TV o Palco Radiofusão com DJs e Arte Urbana, o Palco Satélite061 com artistas nacionais e locais e mais o espaço Anteninha, voltado para as crianças. A curadoria do Palco Satelite061 é de Marta Carvalho, o Palco Radiofusão tem curadoria da DJ Donna e o Palco Radar é capitaneado por Edson Beserra.

Elza Soares. Foto: Paolo Giron.
Elza Soares. Foto: Paolo Giron.

A programação paralela acontece de 14 a 25 de setembro e ocupa os espaços do Teatro Sesc Garagem (913 sul) com o Palco Radar de Artes Cênicas, o Centro Universitário IESB (614 sul) com os Workshops para artistas cênicos.

Marta Carvalho (Idealizadora e curadora do Festival Satélite061). Foto: Loyane de Carvalho Borges.
Marta Carvalho (Idealizadora e curadora do Festival Satélite061). Foto: Loyane de Carvalho Borges.

Com o tema “Diversidade e Empoderamento”, a edição de 2016 vem repleta de excelentes opções que reafirmam a estrita relação entre arte e engajamento político e social. “Assim como em 2015, quando o festival introduziu a força das produções artísticas encabeçadas por lideres de historias de transformação em seus estados, cidades e países, o tema de 2016 precisa irradiar esse protagonismo, considerando que existe uma grande diversidade de narrativas a serem ‘disputadas’ pelas artistas independentes. Recusamos aquelas que são prevalentes, e que passam pela sub-representação ou representação vitimizada e hiperssexualizada – enfim, estereotipada – ou seja, as que estão construídas a partir do pensamento racista/sexista ainda dominante na nossa sociedade.” Revela Marta Carvalho, idealizadora e curadora da empreitada.

Di Melo. Divulgação.
Di Melo. Divulgação.

As atrações do Palco Satélite (Área externa da Torre de TV) são imperdíveis. No sábado (24 de setembro), o Festival recebe Di Melo, Phoro, Evandro Fióti (com participação especial de seu irmão, Emicida), Baiana System e Elza Soares. No domingo (25 de setembro), o Palco Satélite recebe Autoramas, Guizado, As Bahias e a Cozinha Mineira e Gal Costa.

DJ Donna. Foto: Stay Flow.
DJ Donna. Foto: Stay Flow.

Já o Palco Radiodifusão tem este ano a participação da Festa Boom Bap comandada pelas Djs Janna, Donna (Live DUAFE), Emanu, Xaxin, Tap, Eric Beats, para a felicidade dos dançarinos de BSB diretamente da Festa RockMaster Party DJ MF e DJ André RockMaster, Gabriela Ziriguidum vem do Rio para uma super aula aberta pra geral de Kuduro e Afro House, Drik Barbosa SP, Mauro TeleFunkSoul SSA e Confronto Soundsytem fecham a noite de sábado (24 de setembro).

No domingo (25 de setembro), o line up traz pratas do DF -DJ Leo Zulu, DJ Ocimar DaBomb, DJ Jamaika (Makossa) , DJ Leandro Vitrola SSA, DJ Tamy RJ, DJ Jeff Bass SP e DJ Anaum CWB representam a Festa Cambalacho e ao comando de MC Rafinha Bravoz anuncia essa line pesado.

Autoramas. Foto: Felipe Diniz.
Autoramas. Foto: Felipe Diniz.

As bandas de Brasília também participam do evento. Confira o regulamento e as inscrições, que estão abertas até o dia 20 de agosto.

As Bahias e a Cozinha Mineira. Divulgação.
As Bahias e a Cozinha Mineira. Divulgação.

“Além da importância da representação de uma diversidade de estéticas e narrativas, a edição 2016 pretende dar visibilidade para a produção intelectual em torno da diversidade e empoderamento”. Convida Marta Carvalho.

Confira:

Daily Madness, da draeger u.Co (Munique - Alemanha). Foto:  Oriol Molló.
Daily Madness, da draeger u.Co (Munique – Alemanha). Foto: Oriol Molló.

Programação do Palco Radar (Teatro Garagem – Sesc – 913 sul):

14 de setembro (quarta) – 20 horas – #Passinho (Rio de Janeiro – RJ)
15 de setembro (quarta) – 20 horas – #Passinho (Rio de Janeiro – RJ)
16 de setembro (sexta) – 16 e 20 horas – Réquiem para Dois (Manaus – AM)
17 de setembro (sábado) – 20 horas – Daily Madness (Munique – Alemanha)
18 de setembro (domingo) – 20 horas – Atrás do Céu (Brasília – DF)

#Passinho. Foto: Fernanda Vallois.
#Passinho. Foto: Fernanda Vallois.

Programação Atividades Formativas (Centro de Artes Cênicas do IESB – 614 sul):

15 de setembro (quinta) – 15 de setembro (quarta) – De 10 às 13 horas – Oficina com Lavínia Bizzotto e Rodrigo Vieira, coreógrafos do Passinho.

De 14 às 16 horas – Oficina de dança contemporânea com Ricardo Risuenho, coreógrafo de Réquiem para Dois.

De 17 às 19 horas – Palestra sobre método MMS de dança contemporânea com Ricardo Risuenho, coreógrafo de Réquiem para Dois.

16 de setembro (sexta) – De 14 às 17 horas – Oficina de dança e osteopatia para bailarinos com Tobias Draeger, Draeger and Co.

De 19 a 23 de setembro (segunda a sexta) – De 14 às 18 horas – Oficina de técnica de Clown com Ana Luiza Bellacosta.

Baiana System. Divulgação.
Baiana System. Divulgação.

Serviço: Festival Satélite 061
Data: 24 e 25 de setembro
Atividades paralelas: De 14 a 25 de setembro
Locais: Torre de TV, Sesc 913 sul e Centro Universitário IESB (614 sul)
Entrada franca
Atividades gratuitas
Informações e inscrições em breve: http://www.satelite061.com/