Festival Flamenco de Curtas-Metragens transcende a dança.

The Spanish Room. Divulgação.
Renato Acha

O leque da dançarina de flamenco pode ser a imagem que represente melhor o Festival Flamenco de Curtas-Metragens, tamanha a diversidade da programação que visa mostrar que a dança tem um  amplo perfil que comporta diversas linguagens contemporâneas.

“Trabalhar o Flamenco dentro de uma estética voltada aos conceitos da arte contemporânea é um dos meus desafios. O festival ‘temático’ concentra e promove atividades em vários âmbitos artísticos na medida que amplia a capacidade de interpretação de uma linguagem artística multidisciplinar, como é o Flamenco. Para mim o Flamenco, recentemente declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco é um campo de investigação infinito dentro do contexto histórico, social, comportamental, artístico. É um objeto de análises de profundas transformações”, explica Luciane Franco, curadora do Festival em cartaz no CCBB de 21 a 26 de agosto.

A seleção se faz presente nos 14 países representados em 30 produções selecionadas para a mostra, que ainda prevê a realização de atividades:

Ciclo de Documentários com participação de sete produções documentais e a presença de diretores convidados.

Mostra de curtas-metragens com a participação de 23 produções e uma peça de videoinstalação.

Debates e Conferências: Atividades especiais dirigidas ao público em geral, que conta com a presença de diretores internacionais participantes do FFLAC, ganhadores dos principais prêmios do festival.

Sessões especiais para crianças: Programação de projeções curta-metragens a crianças, seguidas de um colóquio sobre Cinema e Arte Flamenco, dirigido pela também educadora, Luciane Franco, diretora do FFLAC.

Serviço: Festival Flamenco de Curtas- Metragens

Data: De 21 a 26 de agosto de 2012

Local: CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)

Entrada Franca

Foto – Otras Flamencas – Divulgação.