Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental tem abertura com filme em 360 graus.

Rio de Lama.

Fotos: Aline Arruda. Divulgação.
Fotos: Aline Arruda. Divulgação.

O 18º FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – teve início na noite desta terça (16 de agosto), na Cidade de Goiás. A cerimônia de abertura foi marcada pela exibição do documentário “Rio de Lama”, de Tadeu Jungle. Esta foi a primeira vez nos 18 anos do festival que um filme foi exibido na abertura.

“O filme pode ser visto no computador (Youtube Virtual Reality). Com o mouse você reproduz, gira a imagem para cima e para baixo. Podemos usar o celular também, mas a experiência mais dramática se dá com o uso do óculos de realidade virtual. Trata-se de um óculos com lentes de plástico onde eu coloco o meu celular e o fone de ouvidos.” Conta o diretor Tadeu Jungle.

Tadeu Jungle.
Tadeu Jungle.

“Uma vez que eu giro eu vejo o outro lado. O que isto está gerando? É a imersão. Eu estou na cena e não somente assisto. Eu conto uma história e estou imerso dentro dela. O mais potente é que é simples e barato filmar e isto possibilita um campo de milhões de telas prontas para a exibição, que são os celulares. Aqui não haverá problemas de audiência, pois haverão milhões de pessoas prontas para assistir isto. Imagine o que isto pode fazer com a educação! As aplicações são diversas e o grande lance da realidade virtal é a imersão”. Convida Jungle.

Confira:

O 18º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) acontece até 21 de agosto na Cidade de Goiás. Entre as principais atrações do evento, estão as mostras competitivas de longas, médias e curtas metragens, shows, palestras e cursos.