Cuba no olhar conceitual de José Alberto Figueroa.

De 6 de junho a 19 de agosto.

Diana y Navarro. La Habana. (1967).

Considerado um dos precursores da fotografia conceitual na América Latina, José Alberto Figueroa tem mostra individual na Caixa Cultural de 6 de junho a 19 de agosto. Um Autorretrato Cubano tem curadoria da filha, a crítica de arte e curadora Cristina Figueroa.

De la serie Martí. Avenida Carlos III. (1988).

Questões sociais e políticas são o foco do trabalho do cubano, que revela seu olhar sobre frases históricas de país, desde os primórdios da Revolução Cubana, quando pôde acompanhar mudanças sociais significativas e controversas, até os tempos atuais.

De la serie Compatriotas. Calle Reina La Habana. (1972).

Nascido em 1946, Figueroa se formou em fotografia na década de 60, quando já trabalhava como assistente no estúdio de Alberto Korda, especializando-se em publicidade e moda. Com tempo, passou a desenvolver uma carreira versátil, atuando, inclusive, como correspondente de guerra em Angola.

De la serie Exilio. Olga. La Habana (1967).

A exposição reúne trabalhos que vão da década de 60, quando começou a carreira no estúdio de Alberto Korda (1928-2001) – fotógrafo cubano que se tornou mundialmente conhecido por Guerrillero Heroico, retrato que fez de Che Guevara – até os dias atuais. Discípulo e amigo de Korda, Figueroa passou a fotografar elementos que representavam as reivindicações de sua geração. O ensaio Exílio, realizado a partir 1967, é bastante representativo deste período, já que retrata o processo exaustivo da migração de cubanos para os Estados Unidos.

Nixon HP. La Habana.(1970).

Um Autorretrato Cubano está dividido em quatro seções que marcam diferentes momentos da carreira de Figueroa, fotógrafo precursor na transição da fotografia documental para a simbólica/conceitual tanto em Cuba quanto em toda a América Latina. O artista é conhecido por ter explorado importantes fases históricas do seu país, desde os primórdios do triunfo da Revolução Cubana – quando era um jovem fotógrafo de uma família classe média que enfrentou mudanças sociais dramáticas – até os tempos atuais, momento em que muitos cubanos estão divididos entre a saudade do passado, as frustrações do presente e uma perspectiva incerta sobre o futuro.

De la serie La Imagen. Vedado. (1992).

Serviço: Um Autorretrato Cubano de José Alberto Figueroa
Local: Galeria Vitrine da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul Quadra 4 – Lotes 3/4)
Visitação: De 7 de junho até 19 de agosto
Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência.
Informações: (61) 3206-9448 e 3206-9449.