O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente de graça nas feiras de Ceilândia e Samambaia.

15 e 16 de setembro.

O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente
Vital Sobrinho

O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente levará a cultura nordestina a feiras de Ceilândia e Samambaia. Eventos diurnos e gratuitos com o grupo de forró Vital e Forrozão Bambolê e a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana. Para Vital Sobrinho, do Forrozão Bambolê, “feiras populares são os espaços mais nordestinos das regiões do DF, é nelas que encontramos pratos típicos, roupas e objetos que remontam às tradições do Nordeste”.

O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente
Chico de Assis e João Santana

Manifestações artísticas são comuns em feiras, “neste contexto, pretendemos reavivar a presença das artes regionais nas feiras do DF”, justifica Vital, também produtor e idealizador do projeto. Para enriquecer a difusão de bens nordestinos, serão distribuídos exemplares de livreto em Literatura de Cordel, de autoria do mestre e poeta Donzílio Luiz, com capa em Xilogravura de Valdério Costa. Sendo assim, “no O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente iremos reunir Forró, Repente, Literatura de Cordel, Xilogravura e Poesia Matuta, todos Patrimônios da Cultura Imaterial Brasileira”, comenta Vital.

Vital e Forrozão Bambolê tem sua formação alicerçada no sanfoneiro Vital Sobrinho, que iniciou carreira em Caruaru, passou por São Paulo e em Brasília constituiu o grupo. Seu repertório exalta os principais ritmos do gênero Forró, entre eles o baião, o xote, o xaxado e o arrasta-pé. Enquanto dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana se destaca nos improvisos de raiz nordestina, pelas apresentações em todo o DF, Entorno, tendo circulado por quase todo o Brasil e também no exterior.

O Balanço do Forró e o Ponteio do Repente
Shows: Dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana
Trio de Forró Vital e Forrozão Bambolê
Datas: 15 de setembro (sábado) a partir das 9:00 – Feira Modelo da 510 de Samambaia
16 de setembro (domingo) a partir das 10:00 – Feira Permanente do Setor Ó, na Ceilândia Norte
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Duração: Aproximadamente uma hora