Fórum Shakespeare no CCBB.

Romeo and Juliet. RSC. Divulgação.
Romeo and Juliet. RSC. Divulgação.

O Fórum Shakespeare ocupa o CCBB de 23 a 30 de abril e celebra os 450 anos de nascimento de William Shakespeare, homenageado pelo projeto itinerante da People’s Palace Projects (PPP). O evento promove um intercâmbio artístico e educativo com grandes nomes da academia e do teatro nacional e internacional. São diversas atividades gratuitas abertas ao público, como mesa-redonda, palestras, masterclasse e uma instalação fotográfica, além de oficinas e seminários voltados para atores, diretores, estudantes universitários e professores selecionados.

Entre as principais atrações em Brasília estão os diretores malaios VikSivalingam e Jo Kutkathas, que participam dos eventos públicos e oficinas. Com mais de 25 anos de experiência no assunto, VikSivalingam, preparador associado da Royal Shakespeare Company, já trabalhou em vários palcos ingleses como diretor, diretor de movimento, docente e coreógrafo. Atriz, escritora e diretora, Jo Kukathas é conhecida pelo teor político e satírico de seus trabalhos, que refletem a diversidade étnica, religiosa e cultural de seu país de origem. Juntam-se a eles as inglesas.

Vencedor do Prêmio Shell de teatro pela idealização do Festival Home theatre e um dos mais importantes agitadores culturais do país, Marcus Vinícius Faustini, vai pensar em Hamlet como rap ou funk e discutir o uso de Shakespeare nas escolas na noite de sexta-feira. Através de publicações, documentários, produções teatrais e, mais recentemente de sua coluna no jornal o Globo e de seu programa de rádio, Faustini argumenta persuasivamente sobre novas perspectivas para jovens, territórios e cultura. Juntam-se a ele VikSivalingam e Helen Leblique, que dirigem projetos teatrais nos departamentos educativos da royal Shakespeare Company e do Shakespeare’s Globe theatre. Helen, preparadora associada da Royal Shakespeare Company, vai também liderar uma série de workshops para professores da rede de ensino sobre metodologias e abordagens de textos clássicos para alunos.

Celebrando a criação do mais novo Mestrado em Artes Cênicas do Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas da UnB, Dra. Bridget Escolme, professora da Queen Mary University of London, irá ministrar oficinas para estudantes pós-graduandos do Departamento de Artes Cênicas e do Instituto de Artes da UnB, além de participar de um seminário acadêmico com Dra. Lucia Sander, professora de crítica literária e performer.

Fernando Villar, diretor, autor de teatro, professor e pesquisador da UnB é o mediador do evento de abertura do Fórum Shakespeare, a mesa-redondaShakespeare, nosso contemporâneo brasileiro. A mesa-redonda conta com a participação dos atores e diretores de Brasília José Regino e Cirila Targhetta, e celebra os 450 anos de Shakespeare. Fernando fala da importância do Fórum: “Creio que ganhamos muito ao estudar e trabalhar Shakespeare com diretores da RSC, a maior e mais longeva companhia que aborda o autor no mundo. O alcance estendido aos professores da rede pública do DF também aumenta a potência multiplicadora do evento”, constata.

Brasileira radicada há mais de 20 anos em Londres, a fotógrafa Ellie Kurttz apresentará a instalação Shakespeare/Ellie Kurttz. Com concepção visual desenvolvida por Gringo Cardia, Ellie promete surpreender os visitantes com uma das imagens mais viscerais de seu portfólio, da ambiciosa e dramática produção de Titus Andronicus pela cia. de teatro japonesa Ninagawa, que subiu aos palcos da Royal Shakespeare Company em 2006. O público poderá conferir também um vídeo com diversa imagens de várias outras companhias do mundo que visitaram os palcos ingleses durante festivais internacionais de teatro shakespeariano. “Gostaria, através destas fotos, poder mostrar a diversidade e universalidade de Shakespeare. Suas obras são universais pois ele tratava de temas da natureza humana, sentimentos reais e globais que permanecem contemporâneos e presentes na humanidade”, observa a artista.

Atividades abertas ao público:

Instalação Shakespeare/Ellie Kurttz
De 23 a 30 de abril
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9 às 21 horas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Fachada do Pavilhão 1
Entrada gratuita

Mesa-redonda Shakespeare, nosso contemporâneo brasileiro
23 de abril de 2014, quarta
Das 19 às 21 horas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro 1
Entrada gratuita
A mesa-redonda marca a chegada do Fórum Shakespeare a Brasília, reunindo importantes vozes do teatro nacional e internacional para conversar sobre o legado do mais famoso dramaturgo do mundo na produçãocontemporânea brasileira e celebrar seu 450o aniversário.
Mediação: Fernando Villar, autor, diretor teatral e professor da Universidade de Brasília.
Convidados: José Regino, diretor e ator de teatro e Cirila Targhetta, atriz e produtora teatral
Participação Especial: VikSivalingam, preparador associado da Royal Shakespeare Company.

Sintonizando Shakespeare com o presente
24 de abril (quinta) das 19 às 21 horas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro 1
Entrada gratuita
Dra. Lúcia Sander, professora de crítica literária radicada em Brasília e performer de ofélia explica, e Dra. Bridget Escolme, professora de artes dramáticas da Queen Mary University of London e autora do livro Emotional Excess in Shakespeare and the Theatre, juntam-se para apresentar práticas, adaptações e discursos contemporâneos que adaptam e recriam as obras Shakespearianas.

Hamlet pensado como Rap ou Funk – O uso de Shakespeare nas escolas
25 de abril, sexta
Das 19 às 21 horas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro 1
Entrada gratuita
Um inusitado encontro com Marcus Vinícius Faustini sobre maneiras de se pensar Shakespeare na sala de aula. vencedor do Prêmio Shell de teatro pela idealização do Festival Home theatre, ele é um dos mais importantes agitadores culturais do país. Através de publicações, documentários, produções teatrais e, mais recentemente de sua coluna no jornal o Globo e de seu programa de rádio, Faustino argumenta persuasivamente sobre novas perspectivas para jovens, territórios e cultura. Juntam-se a ele VikSivalingam e Helen Leblique, que dirigem projetos teatrais nos departamentos educativos da royal Shakespeare Company e do Shakespeare’s Globe theatre.

Masterclasse Fórum Shakespeare
28 de abril, segunda-feira
das 19h às Para mais informações, visite: www.peoplespalaceprojects.org.uk/projects/shakespeare-forum-2014

Classificação indicativa:
# Instalação Shakespeare/Ellie Kurttz: livre
# Oficinas teatrais, mesa-redonda, palestras e masterclasse: 16 anos

Serviço: Fórum Shakespeare
Data: De 23 a 30 de abril
Local : CCBB (SCES, Trecho 02, lote 22)
Tel. (61) 3108-7600 / bb.com.br/cultura – ccbbdf@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada gratuita – Para os eventos realizados no Teatro I, o acesso se dará mediante retirada de senha na bilheteria do CCBB, uma hora antes do horário agendado.