Arte e história nas mostras Fotografia em Revista e 2XMinasX2.

A cenografia minimalista do designer Marcello Dantas dialogou com a arquitetura de Oscar Niemeyer. Foto: Renato Acha.

Texto de Renato Acha

Fotos de Paula Pratini e Renato Acha

A semana teve a inauguração de diversas mostras de artes visuais, com destaque para a exposição Fotografia em Revista, em cartaz no Museu Nacional da República, aberta na quarta (16) e 2XMinasX2 na Galeria Referência do Shopping CasaPark, aberta na quinta (17).

Promovida pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a Editora Abril, a mega exposição apresenta 263 fotografias reproduzidas em grande formato e centenas de outras imagens projetadas intermitentemente. Todas integraram publicações da editora ao longo de décadas, o que configura um registro imagético histórico, indispensável para o conhecimento de qualquer cidadão brasileiro.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas personalidades, como a Presidente do Conselho Curador da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Celita Procópio de Carvalho, o Ministro do STF e Presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, o Ministro do STJ, Massami Uyeda, o Ministro do STF, Marco Antônio Mello, os senadores José Sarney e Marta Suplicy, entre outras autoridades governamentais de diversas instâncias.

Marco Antônio de Mello (Ministro do STF) e Wagner Barja (Diretor do Museu Nacional da República). Foto: Paula Pratini.

O discurso de abertura foi proferido pelo Diretor do Museu Nacional, Wagner Barja:

“Esta exposição é um marco para o Museu Nacional. Quando Celita Procópio, grande amiga das artes, me procurou para agendar a exposição no Museu, percebi a extraordinária visitação que teríamos em trazê-la. Gostaria de parabenizar os curadores pelo grande trabalho que fizeram. Atividades educativas presentes aqui demonstram que o Museu pode abraçar a causa da cultura e das artes”.

Celita Procópio de Carvalho (Presidente do Conselho Curador da FAAP) e José Sarney (Senador). Foto: Renato Acha.

Celita Procópio de Carvalho discursou em seguida:

“É um enorme prazer estarmos aqui para abrirmos esta exposição resultante de uma parceria entre a FAAP e a Editora Abril. A seleção foi feita com base em um arquivo de mais de 7 milhões de fotos organizadas em 60 anos de experiência. As fotos contam a história do Brasil em várias partes e atestam a veracidade dos fatos.”

Roberto Civita, Presidente do Conselho de Administração e Diretor Editorial do Grupo Abril, falou sobre a “grande honra de abrir esta exposição na capital, que foi possível graças ao empenho do Museu da República em parceria com Celita Procópio”.

“Foram eleitas as melhores fotos dos últimos 60 anos, escolhidas dentre milhões, com um pouco de tudo. Em nome dos grandes fotógrafos, faço votos de que esta exposição permita que cada um dos brasileiros se encante com estas imangens que fazem partes das vidas dos leitores durante várias décadas”.

Hamilton Pereira (Secretário de Cultura do DF). Foto: Paula Pratini.

O Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, acentou a beleza gráfica das imagens:

“Esta exposição é absolutamente impecável como registro destas faces sucessivas do Brasil ao longo de 60 anos, polidas pela captação do foco das lentes mágicas de grandes fotógrafos que nos dão esperança e a capacidade de nos recosntruir continuamente”.

A exposição é programa garantido e promove uma aula de estética e história simultaneamente. Estão previstas visitas orientadas por mediadores para escolas públicas e particulares e para o público que promete lotar o Museu Nacional até o dia 24 de abril de 2011.

Um belo presente para o 51º aniversário de Brasília, que reafirma a FAAP como a grande mãe da arte brasileira há várias décadas, parceira na realização de uma outra grande exposição, Mulheres, Artistas e Brasileiras, idealizada pela Presidenta Dilma Rousseff em homenagem ao Mês da Mulher.

José Luiz Hernandez, Diretor do Acervo do Museu da Arte Brasileira (MAB-FAAP) estava presente na noite de abertura e se retirou assim que recebeu um telefonema que o chamava para o Aeroporto Internacional de Brasília, para receber o quadro O Abaporu, de Tarsila do Amaral, que havia acabado de chegar à cidade, sob forte esquema de segurança, advindo da coleção particular do argentino Eduardo Costantini e exposto no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba). A obra prima do modernismo brasileiro foi requisitada pela Presidenta Dilma para integrar a mostra inédita, em cartaz de 23 de março a 5 de maio de 2011, das 10h às 16h, inclusive sábados e domingos, no Salão Oeste do Palácio do Planalto.

Marta Suplicy (Senadora) e Celita Procópio de Carvalho ( Presidente do Conselho Curador da FAAP). Foto: Paula Pratini.

A mostra 2XMinasX2, aberta na quinta (17), lança um olhar particular sobre o neoconcretismo brasileiro ao reunir quatro grandes nomes da arte brasileira: Amilcar de Castro, Manfredo de Souzanetto, Marcos Coelho Benjamim e Rodrigo de Castro, que expõem esculturas, objetos e pinturas na Galeria Referência até 18 de abril de 2011.

A noite de inauguração reuniu um público diverso, entre artistas, diplomatas e produtores que visitaram a exposição em clima descontraído, ao som de jazz no espaço aconchegante do Shopping CasaPark.

Foto: Paula Pratini. Divulgação.
Rodrigo de Castro, Tarcísio Viriato, Ana Valente e Manfredo de Souzanetto. Foto: Paula Pratini.
Ângela Gil Borsoi e Renato Borsoi Leal. Foto: Paula Pratini.
Gabor Gyuricza e Eszter Dobos (Cônsul da Embaixada da Hungria). Foto: Paula Pratini.