A cantora brasiliense Gabby Malta vence edital e lança música no Canadá

Foto: Rodrigo Souza.

“Está tudo bem” e “Confie em você mesmo” são algumas das frases que mais se repetem em It’s Okay, primeira canção lançada internacionalmente pela cantora brasiliense Gabby Malta.  Com produção de Cody Taylor, a música foi contemplada por um edital canadense e será divulgada na sexta (4 de dezembro).

A produção é uma das premiadas com um patrocínio do governo da cidade de Vancouver e pelo Catalisador da Província da Colúmbia Britânica, o Creative BC.

O single, uma composição de Gabby que foi incrementada por Taylor, contém uma mensagem de autoconfiança e superação que ressoa nas batidas pop da canção. Essa mensagem é também a que guia a nova etapa da carreira da artista, que se mudou para o Canadá há três anos.

Ela decidiu deixar a carreira que tinha no Brasil como Gabriella Malta para enfrentar a experiência da imigração que, no fim, foi uma descoberta também das próprias raízes. “Eu inicio It’s Okay cantando ‘Isso é o que eu falaria se eu pudesse fazer tudo novamente’. A mensagem que vem com a música só pode ser dita porque eu passei por tudo aquilo e posso dizer com certeza para aquela Gabriella do passado que tudo vai ficar bem”, afirma.

Embora tenha uma paixão forte pelo Brasil, a cantora se encontrou na diversidade natural, social e cultural canadense. Lá ela pôde explorar não só novos estilos musicais, como também um modo de vida completamente diferente, mais perto de tantas outras etnias e culturas, ainda mais imersa em pluralidade – o que ela tem explorado cada vez mais em suas criações.

No nosso país, por ter uma voz grave, teve mais espaço na indústria através da MPB, fazendo, inclusive, a abertura de dois shows de Djavan na capital federal, em 2013 e 2014. Seu registro, porém, tinha pouco espaço no mercado brasiliense ao topar com o estilo de música que ela mais gosta de escutar e cantar: pop alternativa.

Basta ouvir Gabby Malta para saber que ela é uma cantora de voz marcante. Para ouvidos brasileiros, acostumados com a associação imediata de registros graves com a voz e violão intimistas da MPB, impressiona as referências musicais principais dela sejam Lady Gaga, Sia, Pink e Beyoncé.

A combinação de vozes mais encorpadas com a música pop funciona, isso não só pela lista de referências citadas por Gabby, mas também pelo resultado que It’s Okay apresenta. Basta apertar play para ouvir. 

Para além da melodia mais animada, o que Gabby quer enfatizar com o single é sua mensagem empoderadora. “O meu principal objetivo é celebrar a diversidade que existe em todos nós e nos lembrar dessa força que a gente só encontra quando olha pra dentro. Fazer as pazes com o passado e confiar em um futuro melhor foi o que deu luz à essa nova fase, à Gabby Malta”, diz.

A força da letra é o foco, tanto que It’s Okay será lançada acompanhada de um lyric video com tradução para o português e todo o trabalho de divulgação da canção e desta nova etapa da carreira de Gabby Malta se dá em inglês e em português simultaneamente.

Para chegar a esse resultado foi preciso não só talento, como muito estudo e investimento em técnicas de canto não muito utilizadas por Gabby Malta. Para essa empreitada, ela ganhou importantes parceiros.

Fora ser dirigida musicalmente pela canadense Carol-Lynne Quinn (CQ Voice), ela também valoriza a parceria com o produtor canadense Cody Taylor, proporcionada por iniciativas do governo canadense em patrocinar artistas emergentes e conectá-los a produtores locais.

“Eu vi a possibilidade de recomeçar minha carreira aqui, compartilhando uma mensagem positiva e poderosa com o mercado canadense e também com o brasileiro, que já me era familiar. E foi de uma forma especial, tendo um produtor nascido aqui, com anos de experiência, do meu lado, somando o conhecimento dele com meus anos de atuação e criação artística no Brasil”, resume Gabby.

Cody Taylor já colaborou com bandas como The Belle Game e Behind Sapphire e assinou a produção de faixas de outras vozes femininas poderosas como Desirée Dawson, Skye Wallace e Chersea. Gabby Malta é uma das primeiras artistas latinas a fazer parte desse time.

O lançamento da nova carreira de Gabby Malta não para com It’s Okay. É um começo que aponta para novos horizontes, inclusive com um EP que deve ser lançado em 2021, que se chamará Me/We (Eu/Nós em tradução livre), com faixas de tom igualmente autobiográfico como o que vemos neste single.

O EP é explicado em um conceito bastante poético pela cantora. “Me, de mim. We, de nós. ‘M’, como a forma de um zigue-zague que dança entre eu e você, mas que sai de mim. ‘W’, como esse mesmo zigue-zague, mas que sai de você, vem para mim. ‘E’, de existência. Eu, você, e essa existência que nos une por tantos ângulos  e experiências diferentes”, conclui ela.

Conheça mais sobre Gabby Malta:

Website/Blog: imgabbymalta.com
Instagram
Facebook
Twitter
YouTube