O público vira curador na mostra Galeria Caixa Brasil – Obras Selecionadas.

"Piquenique" de Glênio Bianchetti. Foto: acervo Caixa
Mostras de artes visuais geralmente possuem um curador, uma espécie de mediador entre as obras de um artista e o público. Quando a relação se inverte e o espectador tem o poder de decisão sobre o que integrará uma exposição, ocorre uma mudança de paradigma nos tradicionais conceitos da arte.

Foi o que a Caixa Cultural fez ao convidar visitantes da exposição Galeria Caixa Brasil para votarem em suas obras prediletas, o que resultou na mostra “Galeria CAIXA Brasil – Obras Selecionadas”, que abre no dia 12 de janeiro de 2011 (quarta) às 20 horas nos espaços da Caixa Cultural em Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Brasília não poderia ficar de fora e recebe o fruto da seleção popular no dia seguinte (13 de janeiro), também às 20 horas. Trata-se de uma série de intervenções artísticas que a Caixa promoverá para marcar seus 150 anos.

A mostra é uma continuação da exposição Galeria Caixa Brasil, que levou mais de 600 obras de arte, em novembro de 2010, a todas as 27 capitais do país e atraiu mais de 49 mil visitantes que puderam votar nas três obras de sua preferência. A apuração constatou, por exemplo, que 555 visitantes da Estação Ciência, Cultura e Artes, espaço que recebeu a mostra em João Pessoa/PB, escolheram a obra Século XVIII, de João Câmara. O quadro desse artista paraibano estará exposto na Caixa Cultural São Paulo. Cada um dos cinco espaços da Caixa Cultural receberá 27 obras escolhidas – uma de cada capital brasileira. O objetivo é reafirmar o compromisso da instituição em tornar seu acervo artístico acessível a toda a população brasileira.

Entre os trabalhos expostos na Capital Federal está a tela Piquenique, de Glênio Bianchetti (foto). Exposta anteriormente, em Manaus, a obra recebeu 134 votos de visitantes amazonenses, sendo a terceira mais votada daquele estado. A lista dos quadros escolhidos pelos brasilienses e a cidade que receberá cada um deles está disponível no site www.galeriacaixabrasil.com.br, que estará no ar a partir do dia 07 de janeiro de 2011.

Serviço: Galeria Caixa Brasil – Obras Selecionadas

Abertura: 13 de janeiro, às 20 horas

Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4, lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA)

Visitação: de 14 de janeiro a 13 de fevereiro

Classificação indicativa: livre

Entrada franca

Acesso para portadores de necessidades especiais.