CCBB recebe a mostra “Gênesis”, de Sebastião Salgado.

Divulgação.
Divulgação.

A mostra Gênesis, de Sebastião Salgado chega ao CCBB, de 3 de setembro a 20 de outubro. O fotógrafo brasileiro radicado em Paris registrou 245 fotografias, entre 2004 e 2011. O visitante vai conferir cinco seções geográficas, que percorrem montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais, dentre outras imagens de grande impacto visual.

sebastiao-salgado-genesis 3

“Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, convida o texto na entrada da exposição, que já passou pela National History Museum de Londres, e percorreu galerias no Rio, São Paulo, Santo André, Porto Alegre e Belo Horizonte .
sebastiao-salgado-genesis

Trata-se do terceiro mergulho de longa duração em questões globais. Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999) retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas. “Desta vez, ele trata do nosso ambiente natural”, descreve a curadora Lélia Wanick Salgado, “mas, ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta, retratando a beleza deslumbrante de um mundo ‘perdido’ que de alguma maneira ainda sobrevive. E essa beleza proclama: isso é o que está em perigo, isso é o que devemos salvar”.
sebastiao-salgado

Os cliques em preto e branco são provenientes de 30 viagens diferentes a regiões remotas do globo – a maioria delas, inóspita e de dificílimo acesso – nesses oito anos, desde 2004. Cada saída de sua base em Paris envolveu aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas, e exigiu frequentemente longas caminhadas em terrenos difíceis, enfrentando extremos de temperatura. Uma parte significativa da expedição que deu origem à mostra e ao livro (edição da Taschen).

genesis sebastiao salgado
As viagens, cada uma de várias semanas de duração, resultaram num conjunto de imagens que, ao final, foi dividido em cinco seções que formam os núcleos da exposição. “Optamos inicialmente por uma aproximação temática”, explica Lélia, “destacando as origens geofísicas da terra, seus animais e sociedades primitivas. Porém, as explorações às diversas regiões resultaram imagens dedicadas a temas também diversos. Decidimos, então, organizar as fotografias em ecossistemas, acreditando ser esta a melhor maneira de vislumbrar o funcionamento da natureza”.
genesis sebastiao salgado 3
Serviço: “Gênesis”, de Sebastião Salgado
Data: de 3 de setembro a 20 de outubro
Visitação:Segundas, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos, das 9 às 21 horas
Local: CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)
Informações: (61) 3108-7600
Classificação indicativa: Livre.