Gilberto Evangelista inaugura mostra virtual no Mês da Fotografia.

MulherMacho_009MulherMacho_011
Gilberto Evangelista inaugura ação virtual no Mês da Fotografia de Brasília, que realiza sua primeira exposição virtual com cliques do jornalista, fotógrafo e instagramer. A mostra Mulher Macho, Sim Senhor, apresenta instagrams produzidos nos últimos dois anos e meio na Let’s Club, festa brasiliense que traz artistas que deixam de ser homens por alguns momentos e se transformam em mulheres cheias de atitude e irreverência.

A mostra, que se encontra hospedada na seção ‘Exposições’ do site do Mês da Fotografia 2014 (mesdafotografia.wix.com/2014), conta com 70 (setenta) imagens feitas em incursões diversas pelo instagramer na balada, onde podemos ver momentos diversos dos artistas em ação.

“Tem de tudo, de detalhes que compõe uma produção, até a hora em que ‘elas’ estão no palco, como a festa em si pegando fogo”, conta Evangelista sobre seu trabalho. “Fotografar é uma profissão, mas sempre foi uma diversão. Quando saio pra dançar adoro sentir a energia, não somente da música, mas fico muito ligado também nas pessoas, na emoção que está no ar, no inusitado do momento e na Let’s Club tenho um prato cheio para me divertir e fazer boas imagens, já que cada festa traz uma temática diferente da outra”, avalia.

Como em 2014 o Mês da Fotografia celebra o universo mágico, lúdico e único das mulheres, o tema “O Feminino e a Fotografia” casou perfeitamente com os instragrams feitos pelo fotógrafo. “Acredito que para se vestir de mulher e subir num palco é preciso ser muito macho, por isso a alusão com os versos de Luiz Gonzaga na hora de nomear essa mostra”, explica Gilberto. “Quem acompanha meu perfil sabe, faço foto de quase tudo que acontece no meu dia, mas principalmente daquilo que é sui generis, nada mais natural então que ‘elas’ estejam presentes em demasia, visto que respeito muito a forma como esses artistas dedicam para se apresentarem em público”, diz.O respeito mútuo se traduz em imagens despidas de constrangimentos.

Ao visualizar o conjunto da obra, é possível perceber como a relação personagem e fotógrafo é próxima. “Toda Drag Queen, todo transformista é vaidoso e quer chamar a atenção. Mas o fato de eu ser habitué no ambiente faz com que, por vezes, ‘elas’ se esqueçam de fazer ‘carão’ e apenas curtam o momento. Nessa hora que a descrição do celular ajuda a capturar um momento único e precioso”, destaca o fotógrafo.

MulherMacho_019MulherMacho_016

Para o realizador do Mês da Fotografia 2014, Eraldo Peres, a exposição Mulher Macho, Sim Senhor lança um olhar intrigante sobre um universo que ainda causa curiosidade para quem está de fora. “O feminino não é uma característica exclusiva das mulheres, afinal ele pode sim estar na alma, no coração ou na cabeça de um homem como podemos ver nas fotos que fazem parte da mostra”, diz. “E a fotografia, que também é uma arte em si, serve para mudar conceitos e lançar luz sobre aquilo que possa não estar muito claro para todos”, conclui.

Outra característica de Mulher Macho, Sim Senhor é que ela é a primeira exposição que o Mês da Fotografia de Brasília promove 100% no ambiente virtual. “Na verdade é uma surpresa a mais que preparamos para aqueles que acompanham e visitam as diversas mostras físicas que apresentamos a cada edição”, ressalta Eraldo Peres. “E como o mundo está cada vez mais digital, mais conectado, decidimos oferecer via online mais essa experiência, e acreditamos que as pessoas vão curtir, postar nas suas redes sociais e recomendar aos amigos, já que essa é a força motora desse grande universo que é a internet”. A exposição Mulher Macho, Sim Senhor está no ar 24 horas por dia no mesdafotografia.wix.com/2014.

Serviço: Exposição Virtual Mulher Macho, Sim Senhor
Local: Site do Mês da Fotografia 2014 – mesdafotografia.wix.com/2014
Data: A partir de 20 de agosto
Horário de visitação: 24 horas por dia.