
O crescimento do Skate nos últimos anos vai de conquistas de medalhas em grandes campeonatos à ampliação de espaços adequados ao esporte profissional, que já integra as Olimpíadas desde os Jogos de Tóquio em 2021.
Da rua ao podium há uma longa estrada que só aproxima a cultura urbana de grandes circuitos e da crescente adesão das novas gerações. De Bob Burnquist à Rayssa Leal e tantos outros nomes, se construiu uma trajetória que só reafirma o poder do Brasil no mapa-múndi. Foi assim também com o Grafite que pulou de muros e metrôs para galerias e bienais de arte. A mais recente ascenção é do Breaking, incluído como modalidade nos Jogos de Paris em 2024.
Outrora marginalizada, a cultura urbana e seus múltiplos rizomas no esporte, música, artes visuais, dança e moda também se destaca na capital modernista. O Hip-Hop foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal em seu cinquentenário e nesta última semana, o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) lançou um edital que vai destinar um total de R$ 300 mil para 20 batalhas de rima em uma tentativa de descentralização da cultura mais do que necessária.
Este movimento vai ao encontro da reinauguração da pista Sukata. O point na Octogonal coloca Brasília na rota de competições nacionais e internacionais de alto nível.São duas pistas com aproximadamente 1.500 m². Uma com 584 m² e outra com 198 m². O projeto tem assinatura do arquiteto Márcio Comas, que também atua em pistas de dança como DJ Mak.
O domingo (10 de setembro) traz o rolê do Go Skate Festival. A celebração da cultura Skateboard do DF foca no fortalecimento desta rica vertente. A programação gratuita tem início às 10 horas com apresentações musicais de bandas e DJs, oficinas culturais, diversão e skate. Por lá vão passar a Banda Di Boresti, Banda Minduim com Tributo Charlie Brown Jr, ícone musical dos skatistas, Dree-k, Diogo Loko e DJs Janna, OGL e Ocimar. O festival também conta com uma oficina de grafite, conduzida por Mudof. Quem quiser participar não precisa se inscrever com antecedência. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
O micro evento competitivo é o Campeonato Brasiliense de Park 2023 nas modalidades Iniciante e Amador (Feminino e Masculino), válido para o ranking do DF do ano de 2023 e Reconhecido pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).
Go Skate Festival
10 de setembro de 2023 (domingo) a partir de 10 horas
Sukata Skate Park (AOS 3/8 – Octogonal)
Acesso livre.