
O projeto Goal to Brasil leva os chefs Dadá, Joca Pontes e Daniela Martins para Paris na segunda (17) no papel de embaixadores da gastronomia brasileira na capital francesa, em uma ação realizada pela Embratur com curadoria gastronômica da Associação Brasil à Mesa. O foco é o fortalecimento do turismo no país e a promoção das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 em 14 países até 2013.
A culinária de Salvador, cidade-sede anfitriã do Goal to Brasil em Paris, ganha pratos preparados pelos três chefs. Delícias como canapé de tutu de feijão, caixinha de vatapá, acarajé, filé de siri ao leite de coco, bobó de camarão e moqueca de peixe com purê de banana. Sobremesas típicamente baianas integram o menu, como milho branco com leite condensado e amendoim e cocada ao perfume de goiaba com castanha de caju. A capirinha destaca o sabor da cachaça brasileira, que também é apresentada como uma branquinha envelhecida, para tomar pura.
A diva Dadá prepara-se para lançar um livro de receitas imperdíveis. A nega leva seu sorriso magia e representa seus dois restaurantes: o Sorriso da Dadá, no Pelourinho, e o Sabores da Dadá, aberto no bairro Pituba.
A chef Daniela Martins nasceu em Belém e comanda o restaurante Lá em Casa, com influências do pai, Paulo Martins, um papa da cozinha paraense. Daniela fez cursos na Escola de Gastronomia de Aires Scavone e na Escola da Arte Culinária Laurent.
O chef Joca Pontes funde receitas com base francesa e ingredientes regionais nos restaurantes Villa – Cozinha de Bistrô, em Recife. A formação na Escola Superior de Cozinha Francesa – Ferrandi, em Paris, o levou às cozinhas de restaurantes como o “Le Pré-Catelan”. Em Recife desde 2003, Joca comanda a cozinha dos restaurantes Villa – Cozinha de Bistrô, das Creperias La Plage e do Ponte Nova,
Serviço: Goal To Brasil
Data: 17 de setembro de 2012
Local: Intercontinental Paris Le Grand (Paris / França)