Acordo de cooperação promove gastronomia brasileira no exterior.

Acarajé da Dadá, Foto: Renato Acha.
Em vias de mega eventos internacionais na pauta, Brasília ganha a a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a promoção internacional da gastronomia brasileira nesta segunda (26) de 15 às 17 horas, com a presença do presidente da Embratur, Flávio Dino, e da chef Mônica Rangel, presidenta da Associação Brasil à Mesa e representantes do Ministério do Turismo, Cultura e Desenvolvimento Agrário, Sebrae, além de associados da Brasil à Mesa, empresários, chefs e jornalistas.

Quando, se fala em turismo, a gastronomia ganha destaque. Este é o foco que visa valorizar a riqueza culinária do país, seu imenso potencial e seus profissionais de qualidade. “Se a cultura é a alma de um povo, a gastronomia é uma de suas mais precisas e, ao mesmo tempo, ricas traduções. E como a Embratur escolheu a cultura como um tema estratégico para seu trabalho, nada mais natural que dedicarmos cada vez maior espaço à gastronomia em nosso cardápio promocional”, avalia Flávio Dino, presidente da Embratur.

Durante a reunião será discutida a gama de atuação que a culinária brasileira tem e poderá desenvolver com o apoio da EMBRATUR e cooperação da Associação Brasil à Mesa. Segundo Mônica Rangel, haverá maior rapidez na visibilidade da nossa gastronomia à partir da assinatura do Acordo. “Acredito que a maior mudança seja conceitual. Teremos representação nos órgãos competentes e pretendemos mostrar a cozinha verdadeira do país e não o estereótipo dela”, finaliza a chef.

Desde que iniciou suas atividades a Associação Brasil à Mesa tem participado na curadoria gastronômica dos eventos Goal to Brasil realizados este ano pela Embratur em seis países, incluindo França, Canadá e Chile. Cerca de quinze chefs de diferentes regiões do Brasil atuaram na elaboração e execução dos cardápios servidos a formadores de opinião do turismo internacional. “A identificação entre gastronomia e a cultura de um país é quase sempre imediata. No nosso caso, com uma gastronomia tão rica, não podemos nos dar ao luxo de abdicar de seu potencial no trabalho de projeção de imagem do país no exterior.”, complementa Flávio Dino (foto).

A assinatura do Acordo irá abranger ainda mais a atuação da Associação, incluindo mais oito eventos do Goal to Brasil em 2013, além da participação em diversos eventos internacionais como o importante Madrid Fusión. Inclusive, para a próxima edição do festival espanhol que acontece em janeiro de 2013, a Associação já está em atividade de organização de uma comitiva para representar a gastronomia brasileira em diversos momentos da programação.

Serviço: Acordo de Cooperação Técnica para a promoção internacional da gastronomia brasileira

Data: 26 de novembro de 2012 (segunda) de Horário: 15 às 17 horas

Local: Setor Comercial Norte (SCN, Quadra 2 – Bloco G – Edifício da EMBRATUR – auditório – subsolo)