Graça Seligman inaugura a mostra “China – Um olhar estrangeiro” no Museu Nacional.

Renato Acha

Graça Seligman inaugura hoje a exposição de fotografias “China – Um olhar estrangeiro” no Museu Nacional a partir de 19 horas. Com curadoria da jornalista e doutora em história da arte, Graça Ramos, a mostra apresenta cerca de seiscentas imagens em diversos suportes como TVs em grandes formatos e impressões em tecido e papel.

Graça Seligman traz sua visão peculiar sobre a Cidade Proibida, a Muralha da China, Pequim e Xangai em imagens para agradar os olhos de quem passar pelo espaço público de maior visitação de Brasília.

Luminária. Divulgação.

Os visitantes ainda poderão conhecer as luminárias criadas pela jornalista, que começou a fotografar como um hobby  e retornou da China com mais de três mil fotografias que passaram por um crivo curatorial para culminar na mostra que presenteia a cidade neste fim de ano.

Graça define sua relação com a fotografia: “Faz parte de minha vida de fotógrafa captar imagens de pessoas, da paisagem, do movimento pela a janela do carro, enfim, da vida, e fiz isso também na China. Um olhar de estrangeira, mas intenso, como tudo o que faço.”

Interior do Yuyuan Garden, Shangai.

Ela busca mostra as tranformações pelas quais este enorme país passou, da China tradicional ao império high tech, em um mosaico de imagens: “A China vive hoje enfrentando o pós-moderno com todas as duas contradições – liberdade e justiça social se apresentam como anseios de uma sociedade que se desenvolve a taxas espetacularmente altas. Não é um trabalho conclusivo mas, o contrário disto, um trabalho para mostrar um olhar, uma visão particular”.

Shangai World Financial Center Observatory. Divulgação.

Não perca esta exposição que estará em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2011 e tem visitação aberta ao público e censura indicativa livre.

Serviço: China: Um olhar estrangeiro

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Galeria do Térreo, Setor Cultural Sul, Lote 2 – Esplanada dos Ministérios).

Abertura: dia 7 de dezembro, às 19h, coquetel de abertura para convidados.

Visitação: de 8 de dezembro a 30 de janeiro de 2011 – de terça a domingo, das 9h às 18h30.

Entrada franca.