Música portuguesa erudita de graça.

Quarteto Arcos. Divulgação.
Quarteto Arcos. Divulgação.
O projeto “Música Portuguesa em Viagem Digressão Brasil 2014” aterrisa no auditório da Embaixada de Portugal dias 13 e 20 de março, às 20 horas, com concertos do grupo Ensemble Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), composto por Duarte Pereira Martins e Philippe Marques (piano), Daniel Bolito e João Vieira de Andrade (violino), Amadeu Resendes (viola) e Catarina Gonçalves (violoncelo). O evento tem entrada franca.

O repertório traz obras de Carlos Seixas – o maior compositor português barroco para a música de tecla, responsável pela criação de belíssimas obras sacras e por desenvolver um estilo próprio – e do modernista Fernando Lopes-Graça, considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX, foram escolhidas para serem interpretadas na digressão intitulada “Concerto de piano em 4 mãos”, no dia 13 de março, com a participação de Duarte Pereira Martins e Philippe Marques.

duarte-perfil-pb-logofelipe-perfil2-pb-logo

Duarte Pereira Martins e Philippe Marques.

O concerto do dia 20 de março traz Daniel Bolito, João Vieira de Andrade, Amadeu Resendes e Catarina Gonçalves interpretando “Quarteto de Cordas”. A obra fundamental da literatura do compositor português Luiz de Freitas Branco flutua entre coordenadas impressionistas, simbolistas e quase expressionistas, numa construção profundamente original que usa temas como antevisões e reminiscências, com um uso livre e voluptuoso da dissonância. A segunda parte da apresentação contará com alguns atos de Almeida Mota, compositor clássico de Lisboa, e de Eurico Carrapatoso, uma das vozes mais ativas da música contemporânea. Todos os músicos são integrantes do MPMP, uma associação sem fins lucrativos conhecida mundialmente por difundir a música erudita ocidental.

Serviço: Música Portuguesa em Viagem Digressão Brasil 2014
Data: 13 e 20 de março
Horário: 20 horas
Local: Embaixada de Portugal (SES – Avenida das Nações, quadra 801, lote 2)
Entrada franca
Classificação Indicativa Livre.