Criação do Grupo de Turismo Gastronômico busca a valorização da gastronomia regional brasileira.

Grupo de Turismo Gastronômico (GTG) vai promover uma rica parceria entre o governo federal e uma entidade representativa de profissionais do mercado brasileiro que trabalham exclusivamente com a valorização da gastronomia regional do Brasil.

O GTG é formado por integrantes do poder público (MTur, Embratur e Sebrae) e privado (Associação Brasil à Mesa). A união tem como objetivo a promoção, preservação e desenvolvimento da cultura culinária brasileira.

O movimento teve um marco nesta terça (3 de abril), quando aconteceu em Brasília a primeira reunião oficial entre o Ministério do Turismo e representantes da recém-instituída ‘Associação Brasil à Mesa’, liderada por Mônica Rangel. “Hoje conseguimos uma grande vitória em prol da gastronomia do Brasil”, bradou a chef.

Tudo começou quando Mônica questionou alguns fundamentos da Portaria 100 do Ministério do Turismo, documento julho de 2011 que instituiu o ‘Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem’ (SBClass). A chef destacou a importância de se valorizar os restaurantes de cozinha regional nos hotéis, já que nos critérios de avaliação, para receber cinco ou quatro estrelas é exigido um restaurante de cozinha internacional no estabelecimento.

Posteriormente, Mônica Rangel teve contato direto com o presidente da Embratur, Flávio Dino, e também com o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turísticos do MTur, Ricardo Moesch. Após alguns encontros, em janeiro deste ano, as instituições federais convidaram a chef para colaborar diretamente na promoção, preservação e desenvolvimento da gastronomia brasileira, por meio do Grupo de Turismo Gastronômico.

A cerimônia de lançamento em Brasília ainda contou com a presença de Ricardo Moesch (diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turísticos – MTur), Rosiane Rockenback (coordenadora geral de Serviços Turísticos – Cadastur), Wilken Souto, (coordenação geral de Segmentação – MTur) e André Vilaron (assessor da presidência da Embratur).

O lançamento oficial do GTG acontece durante o próximo ‘Festival Gastronômico de Visconde de Mauá’,  que acontece de 18 a 20 de maio e conta com a participação de diversos chefs ligados à nova associação.

‘Brasil à Mesa’ está em processo final de criação, e será constituída por um conselho executivo, um fiscal e um deliberativo, que serão os interlocutores com o Grupo de Turismo Gastronômico. Além disso, cerca de 20 chefs de 12 estados brasileiros foram convidados a participar da constituição inicial da associação, que prevê ainda receber o apoio de mais profissionais do setor.

A intenção é que a associação se reúna periodicamente para pensar estratégias e ações que valorizem os insumos brasileiros, preservem nossa cultura culinária, incentivem a pesquisa e ainda auxiliem no desenvolvimento de pequenos produtores e dos profissionais do setor. Visando também um enriquecimento da promoção da gastronomia brasileira tanto no país quanto no exterior.

Os nomes que já fazem parte da ‘Brasil à Mesa’ são: Alice Mesquita, chef executiva (DF); Ana Bueno, Banana da Terra (RJ); Ariani Malouf, Mahalo (MT); Bel Coelho, Dui (SP); Carla Pernambuco, Carlota (SP); Carlos Ribeiro, Na Cozinha (SP); César Santos, Oficina do Sabor (PE); Dalton Rangel, Emiglia (SP); Daniela Martins, Lá em Casa (PA); Flávia Quaresma, consultora (RJ); Heiko Grabolle, consultor (RS); Juarez Campos, Oriundi (ES); Marcia Pinchemel, chef executiva (GO); Mônica Rangel, Gosto com Gosto (RJ); Roberta Sudbrack, homônimo (RJ); Rodrigo Oliveira, Mocotó (SP); Tereza Paim, Terreiro Bahia (BA); Teresa Corção, O Navegador (RJ); Thiago Castanho, Remanso do Peixe (PA); Thomaz Troigros, CT Brasserie (RJ); Wanderson Medeiros, Picuí, (AL e SE).

Foto: Chef Mônica Rangel, do restaurante mineiro Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá (RJ). Divulgação.

Informações:

www.facebook.com/brasilamesa
www.twitter.com/brasil_a_mesa
brasilamesa@gastrocomunicacao.com