Mulheres se revezam como chefs na celebração de dois anos do Jamón Jamón.

8, 14, 22 e 25 de novembro.

Pães de queijo e quitutes de Anamaria Rossi. Fotos: Zuleika de Souza.

O projeto Jamón Jamón Guapas y Tapas comemora dois anos da casa com noites que reúnem como convidadas algumas chefs e cozinheiras de Brasília. Isadora Marar, Adriana Lima, Anamaria Rossi e Cynara Menezes têm a função de criar menus especiais. À frente do Jamón Jamón, a chef Simone Garcia abre espaço para novas receitas e promove o diálogo entre culturas gastronômicas.

“Conheço e admiro o trabalho de todas elas, e ao imaginar como comemorar o aniversário do Jamón Jamón pensei que seria ótimo receber mulheres belas e criativas (guapas) em nossa cozinha. Esse encontro lembra um pouco as cozinhas de casa de família, que se animam com o bate-panelas de filhas, primas e irmãs em dia e festa”. Convida Simone Garcia.

Cuzcuz marroquino de cordeiro. Isadora Marar.

As noites de 8, 14, 22 e 25 de novembro trazem menus diferentes, a cargo de cada uma das convidadas, com adaptações livres e divertidas de receitas brasileiras e latino-americanas, em forma de pinchos ou tapas. Serão servidos em menu variado com quatro a seis etapas, incluindo um “chupito” de boas-vindas e sobremesa (58 reais por pessoa), e que pode ser compartilhado na mesa entre amigos, dentro do mais puro espírito de um tapas bar.

“As tapas são um conceito, uma maneira de comer, de se divertir com amigos e até mesmo sozinho, e nos dias de hoje transcendem a ideia de um prato ou uma receita específica”, lembra Simone, que teve sua formação de cozinheira nos fogões dos restaurantes de tapas de Barcelona.

Ceviche, tortilha de choclo, camote, empanadinhos de pescado e gazpacho andaluz. Adriana Lima.

Saiba mais sobre as convidadas:

Adriana Lima, brasiliense com origens mineiras. Na infância, passava férias na cozinha da casa dos avós, onde a ambrosia, o bolo de fubá ou o biscoito de polvilho esfriavam encima da pia, aguardando sua chegada. Ariana faz ilustração botânica e, recentemente, concluiu graduação em gastronomia pelo IESB. A estética e o perfume das panelas a atraíram de imediato, misturando-se ao gosto pelo desenho e pelas plantas. Assim nasceu LIMA – Flour&Flower, onde farinha, flores, frutas, legumes e cores transformam-se em tortas deliciosas, doces e pratos frescos, servidos no jardim. Os doces de Adriana valorizam as frutas brasileiras, assim como os almoços e jantares tentam prestigiar sabores das várias regiões do Brasil com perfumes de toda a América Latina.

Anamaria Rossi, paulista de nascimento e brasiliense de coração, é jornalista e cozinheira, formada pela Escuela de Hostelería Hofmann, uma das mais conceituadas de Barcelona. Divide-se entre o mundo das panelas e o das palavras, com especial interesse pela pesquisa de técnicas, ingredientes e sabores formadores da culinária brasileira a partir das influências dos diferentes povos que aqui aportaram. Neta de italianos e portugueses e bisneta de índios, criada no Nordeste Paulista com forte presença da culinária mineira, dedica-se a explorar e subverter as tradições de uns e de outros. Para o projeto Guapas y Tapas, Anamaria propõe um diálogo entre a cozinha brasileira e a espanhola, incorporando também a herança italiana, numa mescla de tradições mediterrâneas e tropicais.

Gazpacho Portoriquenho. Cynara Menezes

Cynara Menezes, baiana, jornalista e pesquisadora da cozinha latino-americana, cresceu em meio às panelas de três grandes cozinheiras baianas: suas duas avós e sua mãe. Após viagens ao México, em 2000, e ao Peru, em 2004, Cynara começou a pesquisar a comida latino-americana e ficou fascinada pela semelhança com os temperos usados na Bahia: coentro, leite de coco, limão, colorau, cominho… e por ser uma culinária fresca, leve, feita para os dias de calor. Desde então, passou a reproduzir suas receitas para deliciar os amigos.

Isadora Marar, brasiliense, nutricionista por formação e cozinheira por vocação. Atuou como chef de cozinha em restaurantes de Brasília. Sua paixão pela culinária surgiu na infância, vendo seus pais cozinharem. “Tínhamos uma grande horta e todas as verduras vinham dali. Aprendi a fazer a salada no jardim, encima de um fogareiro com quatro tijolos. Comecei a cozinhar brincando. Minha mãe me ensinou o gosto por feiras. Em nossas viagens, vinha das feiras locais os alimentos frescos para as refeições”, conta. Atualmente, Isadora elabora cardápios personalizados, presta consultoria para restaurantes e ministra aulas de cozinha.

Bocaditos de feijão recheados com chouriço espanhol. Isadora Marar.

Programação:

8 de novembro (quarta):

Isadora Marar prepara um menu árabe com ares da Bahia e “pegada espanhola”.

– Chupito de boas-vindas
– Bocaditos de feijão branco recheados com chouriço espanhol
– Cuscuz marroquino de cordeiro com molho de iogurte e ervas frescas
– Mousse de chocolate com café e cardamomo

Quadrados de tapioca com carne de siri e molho de pimenta. Cynara Menezes.

14 de novembro (terça):

Cynara Menezes traz um menu latino-americano em forma de tapas e pinchos na onda “soy loco por tí américa”

– Chupito de boas-vindas: mojito de tangerina
– Quadrados de tapioca com carne de siri e molho de pimenta
– Tostones de banana com guacamole, ceviche de camarão e cream sour
– Gazpacho portorriqueño
– Tacos de costelinha de porco adobada com vinagrete de manga
– Creme mármore com calda de ameixa

22 de novembro (quarta):

Anamaria Rossi, recém chegada de Barcelona, traz receitas com ingredientes das cozinhas brasileira e espanhola, tipo “aqui hablamos portunhol”.

– Chupito de boas-vindas: caipirinha de pitanga ou acerola
– Pãezinhos de queijo com jamón
– Carpaccio de vegetais com pesto de manjericão e castanha do Brasil
– Peixe de rio com banana da terra e especiarias
– Angu mineiro com carne de lata acebolada e geleia de pimenta
– Sobremesa surpresa de limão

25 de novembro (sábado):

Jamon tacos de costelinha de porco adobada com vinagrete de manga por Cynara Menezes.

Adriana Lima, conhecida também pelos seus ceviches, combina delícias do Peru e da Espanha.

– Chupito de boas-vindas: pisco sour
– Ceviche
– Camote
– Tortilla de choclo
– Empanadinho de peixe
– Gazpacho andaluz
– Tres leches

Adriana Lima, Anamaria Rossi e Cynara Menezes (em pé) Isadora Marar e Simone Garcia.

Serviço: Jamón Jamón Guapas y Tapas
Datas: 8, 14, 22 e 25 de novembro
Horário: a partir das 19 horas
Local: Jamón Jamón Tapas y Copas (CLN 109 – Bloco D – Lado interno da quadra)
Preço por pessoa: R$ 58,00
Reservas: (61) 3032-2595 ou 98111-6618 (whatsapp).