Gustavo Caboco lança livros na exposição “Brasil Futuro – Formas de democracia”

Divulgação.

O artista Gustavo Caboco lança nesta sexta feira (10) os livros Baaraz Ka’aupan e Recado de Bendegó, às 15 horas, na galeria principal do Museu Nacional da República. O lançamento ocorre como uma atividade da exposição Brasil Futuro – Formas de democracia, onde Gustavo também é um dos artistas com obras expostas.

Caboco, que pertence ao povo indígena Wapixana é um dos artistas indígenas que tem se destacado no cenário nacional e internacional e este é o terceiro lançamento da obra. Na ocasião, o artista realiza um bate-papo com o público e autógrafos.

Sinopses dos livros:

Baaraz Ka’aupan significa “campo em chamas” em língua Wapichana. Há um fogo que ultrapassa a borda academicista, incendeia a pesquisa-extrativista e que, com apoio de artefatos-coloniais, contribuíram para um apagamento do pensamento indígena. Identificar estas chamas nos possibilita atualizar estruturas e edificações. As chamas-chamados nos convocam a pensar para além da ideia da tradição-museu.

Recado do Bendegó – Vovó chamou pedra do céu e ela se apresentou no sertão baiano. Seu retorno, um campo em chamas, a kultura anda: é indígena esta pedra do bendegó [meteorito]. Há uma fricção de narrativas: sua história terrena, a sertaneja, a nativa, sua folclorização, colonização, cientificização e resistência. Indígena / alienígena. É necessário um passo: o de ouvir a pedra. Há um brilho dentro que não é possível extrair.

Informações: (41) 9553-6545.