O premiado espetáculo “Hamelin” está em cartaz na Caixa Cultural.

Foto: Lenise Pinheiro. Divulgação.

Renato Acha

O espetáculo Hamelin está em cartaz na Caixa Cultural neste fim de semana e traz à cidade o texto espanhol Juan Mayorga, escrito em 2005 e premiado com o Max de Melhor Autor Teatral, fato que despertou a atenção do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012, que patrocina apresentações nas cidades de Porto Alegre, Brasília e Ribeirão Preto.

A formação e deformação da linguagem são abordadas pelo autor sob o viés da pedofilia. Um jovem juiz está determinado a provar que um importante membro da sociedade abusou sexualmente de uma criança. Na luta para reunir provas, descobre que não é nada fácil encontrar os culpados e distinguir o bem do mal. Com uma atmosfera próxima dos filmes de suspense e através de uma dramaturgia não convencional, Hamelin revela a impotência da sociedade em proteger a inocência das suas crianças e a impossibilidade de se chegar a uma única conclusão quando as palavras são tudo o que se tem para apurar a verdade.

O jogo, entre a narrativa e o drama, convoca a imaginação e a memória do espectador. Os atores assumem, além dos seus personagens, a função de comentar a cena, conduzir e questionar o olhar do público. Será que ele diz a verdade? A dúvida não sairá da sua mente. O jogo é nítido e as suas regras são reveladas para o público desde o início. A cena se desenha apoiada firmemente na interpretação dos atores, na dinâmica das suas marcas e na integração dos espectadores. A interpretação dos atores mantém uma forte carga emocional sem perder, no entanto, o distanciamento necessário para a provocação de um olhar crítico.

A direção de André Paes Leme traz Vladimir Brichta, Alexandre Mello, Oscar Saraiva, Cláudia Ventura, Patrícia Simões e Alexandre Dantas no elenco. A montagem foge da tradição ilusória.  “A cena, desenhada com precisão, é marcada por um forte despojamento aliado a uma densa interpretação”, frisa André, que ganhou o Prêmio APTR de melhor direção pelo espetáculo e Renato Machado ganhou o Prêmio APTR de melhor iluminação.

Serviço: Hamelin

Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, lotes 3 e 4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)

Temporada: Dias 19, 20 e 21 de agosto de 2011

Horário: sexta e sábado, às 20 horas, e domingo às 19 horas.

Tel.: (61) 3206-9448.

Valor: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e portadores do Cartão Petrobrás).

Lotação: 409 lugares.

Classificação Indicativa: 16 anos.

Foto: Lenise Pinheiro. Divulgação.