A arte e o glamour do Estúdio Harcourt em grande mostra.

Juliana AlvesBELMONDO Jean-Paul

Juliana Alves.                                                                       Jean Paul Belmondo.

Quando se fala em fotografia de arte e moda, o estúdio Harcourt é forte referência histórica. Uma de suas fundadoras foi Germaine Hirschfeld, conhecida como Cosette Harcourt, uma mulher à frente de seu tempo, à la Coco Chanel. Em 1934, Cosette se uniu irmãos Lacroix e a Robert Ricci, filho da designer Nina Ricci para a criação do Studio Harcourt, um mito disputado por estrelas e celebridades em busca de um registro fotográfico excepcional e memorável.

Por lá passaram Brigitte Bardot, Salvador Dalí, Charles Aznavour, Alain Delon, François Mitterrand, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Edith Piaf e Jacques Chirac, dentre outros artistas que compunham as belas imagens que promoviam um belo diálogo entre luz e sombra, entre o tempo e a eternidade.

VON TEESE Dita-2006
Dita von Teese.

Brasília recebe a mostra “Harcourt, Escultor da Luz”, de 1º de março e 7 de abril, no Museu Nacional da República. São 111 fotografias, sendo 99 de personalidades internacionais e 12 feitas no Rio de Janeiro, com celebridades brasileiras, com apoio da L’Oreal para o ONG Cabeleireiros contra a AIDS. “Não é uma exposição como outra qualquer: o estúdio Harcourt faz parte do patrimônio cultural universal, é uma das lendas vivas da fotografia: a arte do retrato maiúsculo”, destaca o diretor geral da Aliança Francesa no Brasil, Yann Lorvo.

Marlene Dietrich.
Marlene Dietrich.

Dentre as personalidades internacionais imortalizadas pelas lentes do estúdio Harcourt estão artistas que deixaram saudade, como Edith Piaf, Arletty,  Joséphine Baker, Charles Aznavour, Jean Cocteau, Salvador Dali, Serge Gainsbourg,Marlène Dietrich, Abel Gance, Yves Montand, Omar Sharif e Jean Gabin. A bela atriz Jeanne Moreau aparece em três momentos de sua vida; o galã Alain Delon também mereceu dois registros. Ainda no campo do cinema, marcam presença Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Sophie Marceau, Jean-Paul Belmondo, Simone Signoret, John Malkovich e mais recentemente Marion Cotillard (premiada pela interpretação de Edith Piaf), Ludivine Sagnier, Cécile de France, Vincent Perez, Daniel Auteuil, Jean Dujardin (Oscar por O Artista),dentre vários outros. Do universo da moda, estão clicados Pierre Cardin, Christian Lacroix, Karl Lagerfeld, Jean-Paul Gaultier, Kenzo e John Galliano. Mas ainda há atletas – Michael Schumacher, Alain Prost, Rafael Nadal e o nosso Gustavo Kuerten –, políticos – Jacques Chirac e FrançoisMiterrand – músicos, escritores e um destaque para a atriz brasileira Glória Pires.

Harcourt_edith piafHarcourt_Salvador_Dali_-_divulgacao

Edith Piaf.                                                                             Salvador Dali.

Da parceria com a L’Oreal para a campanha “Cabeleireiros Contra Aids” (que produziu um calendário de 2013 com fotografias de 12 celebridades) estão imagens de artistas como o cantor Ney Matogrosso, as atrizes Juliana Alves, Cássia Kiss, Letícia Spiller, Fernanda Vasconcellos, Nível Stelman, Bárbara Paz e Adriana Birolli, os atores José Mayer e Alexandre Nero, a modelo Luíza Brunet e a chef Flávia Quaresma.

Cacique Juruna.
Cacique Juruna.

Serviço: Harcourt, Escultor da Luz 

Local: Museu Nacional da Republica
Datas: 1º de março a 7 de abril de 2013

Visitação: terça a domingo, das 9h a 18h30

Entrada Franca.