Espetáculo “Hiato” aborda saúde mental em curta temporada na 508 Sul.

De 31 de janeiro a 9 de fevereiro.

Fotos: Pablo Salgado.

O espetáculo teatral Hiato ganha temporada na Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) de 31 de janeiro a 9 de fevereiro. No palco estão os temas coletivos do início do novo século. Em tempos de hiperconectividade e superestimulação, a humanidade enfrenta uma epidemia dos casos de depressão, ansiedade, superaquecimento (ou síndrome de burnout) e suicídio. O tema central do espetáculo é a saúde mental.

Em Hiato, o ator e dramaturgo Arthur Tadeu Curado, ao lado da atriz e bailarina Larissa Salgado e da diretora Andréa Alfaia, propõe dar voz a alguns personagens para que possam falar da relação com a ideia da desistência, de como foram afetados pela competitividade e pouca interação social.

Em cena, pessoas que são afetadas pelo que é agora conhecido como “doenças do desespero” elaboram suas causas, oferecem seus porquês e justificam seus atos/escolhas. A ideia é discutir as questões da alma humana embebida na contemporaneidade líquida.

Em Hiato, há uma personagem trans que, superado o processo de ressignificação de gênero, encontra-se num deserto afetivo. Um homem ansioso, superidentificado com sua carreira e status, narra seu processo depressivo após sofrer da síndrome de burnout. Uma mãe, com um bebê pequeno, divide suas primeiras impressões com a maternidade. Um ator, que opta por um trabalho ao invés de acompanhar o processo de morte da própria mãe e precisou lidar com as sequelas da decisão. Uma mulher, sob cuidados paliativos, que convida seu parceiro a acompanha-la em sua eutanásia. E há também uma personagem que representa a “família sobrevivente” depois que seu marido decide desistir de estar por aqui.

Hiato
Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
De 31 de janeiro a 9 de fevereiro
Horários: Sextas e sábados, às 20 horas; e domingos, às 19 horas
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada)
Classificação: 16 anos
Duração: 50 minutos.