Seleção Brasileira de Hip Hop desembarca em Brasília após disputa em campeonato mundial.

203 Norte.

Cia Have Dreams
HD4 Foto: Kiko Sanches

Os brasilienses da Cia Have Dreams – nascida em Ceilândia e que integra a Seleção Brasileira de Hip Hop – voltaram dos Estados Unidos, neste mês, com muita história para contar. Desde a participação de 2017 no World Hip Hop Dance Championship, a evolução do grupo na disputa foi perceptível. Neste ano, após se classificarem pela terceira vez para o mundial, eles conquistaram quatro posições acima do resultado anterior.

O entrosamento e espírito de equipe do grupo foi destacado por um dos jurados de elite do concurso. Girese Zummer, que acompanhou o campeonato desde o início, foi enfático ao dizer que os profissionais chegaram à competição com um grupo mais homogêneo. “Mesmo com uma proposta coreográfica diferente da do ano anterior, os bailarinos superaram desafios e passaram a acreditar mais neles mesmos. Eles se mostraram como uma família”, justificou.

Os 30 dançarinos do DF, passaram 15 dias nos EUA, metade deles em Phoenix, no Arizona, e, a outra metade, em Los Angeles, na Califórnia. Na ocasião, eles fizeram uma imersão na cultura hip hop, gênero musical nascido em solo americano, mais precisamente na cidade de Nova York. Agora, a experiência será compartilhada com a população do DF. Para os próximos meses, os dançarinos preparam apresentações em escolas públicas e particulares, além de um workshop gratuito para profissionais e entusiastas. As datas ainda serão definidas.

Segundo Rafael Nino, idealizador da Cia Have Dreams, a competição foi acirrada, mas muito proveitosa para os integrantes. “Competimos com pessoas que estão nesse caminho há anos e anos. Além de uma mega experiência, eles têm uma grande estrutura por trás. Mesmo assim, tivemos resultado”, pondera. “São milhares de bailarinos de várias partes do mundo tentando conseguir uma vaga no campeonato. E, graças a Deus, nós passamos pela seletiva, fomos para a batalha principal e nos destacamos. É um grande feito”, conclui.

Cláudio Franzen, que é diretor do Hip Hop Internacional Brasil, entidade criadora de competição nacional do segmento, ressalta que esse foi o melhor ano do país na disputa internacional. “O Brasil foi muito bem representado. Ele apareceu mais e levamos o maior número de dançarinos desta vez”, justifica.

Sobre a Cia Have Dreams

Os dançarinos da Cia Have Dreams integram a Seleção Brasileira de Hip Hop. O grupo, nascido no DF, em 2010, foi criado pelo dançarino, coreógrafo e diretor Rafael Nino. Então morador de Ceilândia, Nino se inspirou no filme ”Escritores da Liberdade” para iniciar o trabalho na dança. O nome do grupo foi tirado da música “I Have a Dream”, que faz parte da trilha sonora da película.

Ensaios
Local: Academia Lá Na Dança, na 203 Norte, e, no Centro de Dança de Brasília, no Setor Cultural Norte
Dias e horários: Segunda, quarta e sexta, das 21h às 22h30
Sábado, das 16h às 19h