O cineasta coreano Hong Sang-soo ganha retrospectiva no CCBB com entrada franca

De 21 de setembro a 10 de outubro.

“Na Praia à Noite Sozinha”. Foto: Zeta Filmes.

O cineasta contemporâneo sul-coreano Hong Sang-soo é reconhecido pela crítica mundial como um dos mais importantes e producentes realizadores em atividade. Ele é homenageado na mostra presencial “Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo”, no CCBB Brasília, de 21 de setembro a 10 de outubro. A entrada é franca.

A programação apresenta 24 longas do diretor. São obras aclamadas pela crítica e raras no circuito comercial. Ao lado de cineastas como Kim Ki-Duk, Lee Chang-Dong, Bong Joon-ho e Park Chan-Wook, Hong Sang-soo é um dos representantes do novo cinema coreano (New Korean Cinema ou Nouvelle Vague Coreana), ciclo iniciado nos anos 1990 após a redemocratização da Coreia do Sul. Em apenas duas décadas, Hong já realizou 24 longas-metragens ficcionais, atingindo a média de praticamente um filme por ano. Mesmo com a alta produtividade, sua extensa filmografia ainda é pouco conhecida pelo grande público. Abordando situações cotidianas com um humor ácido, seus filmes simples e densos possuem ampla circulação em festivais, mas poucos chegam ao circuito comercial.

“O Filme de Oki”.

Com curadoria de Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros, a programação inclui dois debates. Entre os destaques da retrospectiva em cartaz no CCBB estão os filmes “Hahaha”, vencedor do prêmio “Un Certain Regard”, no Festival de Cannes 2010; “Nossa Sunhi”, ganhador do Leopardo de Prata de Melhor Diretor no Festival de Locarno 2013; “Certo Agora, Errado Antes”, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2015; “Na Praia à Noite Sozinha”, que estreou no Festival de Berlim, em 2017, recebendo o “Urso de Prata” de melhor atriz para Kim Min-hee; e o novíssimo “The woman who ran”, premiado com o Urso de Prata de Melhor Direção, em 2020. 

Com uma linguagem minimalista, utilizando personagens banais, que vivem situações corriqueiras, o cinema de Hong flerta com o absurdo. Ainda que cada filme tenha características particulares, todos lidam com o mesmo universo e possuem uma estética muito parecida, como se cada obra fosse um novo episódio de uma interminável série sobre a ternura dos fracassos e a improbabilidade dos encontros. Hong criou seu próprio método de produção, que opera às margens da indústria audiovisual local, contando com uma mínima estrutura e baixíssimos orçamentos. A natureza insólita de seu processo de trabalho, personagens e temática traz a seus filmes uma densidade inesperada, que, ao mesmo tempo que causa estranheza, atrai e deslumbra.

“A Visitante Francesa”.

Os filmes “Na Praia à Noite Sozinha” e “Certo agora, Errado Antes” estarão disponíveis, no período de 4 a 10 de outubro, e poderão ser assistidos pela plataforma Looke https://www.looke.com.br/channel/hongsangsoo?ltclid=c829c81e-f49d-4552-97bb-31a408d05554, em qualquer horário. 

O curso “Jogos cênicos, modos de fazer” será ministrado pelos três curadores Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros, todos com ampla experiência com cursos e oficinas no formato online. Serão apresentados conteúdos teóricos, que partem de questões levantadas pela filmografia e propostos exercícios práticos baseados na metodologia de trabalho do cineasta homenageado. Ao final, os experimentos audiovisuais produzidos pelos alunos serão exibidos nas redes sociais do evento. As inscrições serão gratuitas e abertas a partir do dia 21/09 e poderão ser feitas pelo link da mostra:https://linktr.ee/hongsangsoo

Serão 4 encontros online, com duração de 2 horas cada, realizados pela plataforma zoom que falarão sobre estruturas narrativas, filmar em um único plano e métodos de criação e modos de produção. Na aula de encerramento serão apresentados e comentados o resultado dos participantes.

“Ha Ha Ha”.

Mostra de Cinema Temática – Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo
Gratuito
Ingressos mediante agendamento pelo site ou app da Eventim
OnLine: Plataforma Looke
De 21 de setembro a 14 de outubro
CCBB Brasília (Asa Sul, Trecho 2)

Curso Online: “Jogos cênicos, modos de fazer”
27/09, às 19h30
28/09, às 19h30
29/09, às 19h30
02/10, às 19h30
Inscrições gratuitas a partir do dia 21/09 pelo link: https://linktr.ee/hongsangsoo