III Festival de Ópera de Brasília.

Olga. 1º ato, Prestes no Komintern. Foto: Diane Souza. Divulgação.
Olga. 1º ato, Prestes no Komintern. Foto: Diane Souza. Divulgação.

O III Festival de Ópera de Brasília acontece de 12 de junho e 7 de julho na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. O maestro Cláudio Cohen faz a direção geral em onze apresentações das óperas Carmen e Olga e um concerto em homenagem ao bicentenário do nascimento dos compositores Wagner e Verdi.

A programação tem início com Carmen, de Georges Bizet, com regência de Cláudio Cohen e direção de William Pereira. “Essa visão de Carmen é diferente da apresentada no ano passado. A direção de Pereira apresenta uma visão mais autêntica, com uma cigana mais revolucionária”, afirma o maestro. O diretor William Pereira também assina o cenário e os figurinos e completa: “É uma Carmen mais sóbria e não uma Carmen floral. Eu vejo essa Espanha franquista da época da guerra civil sem o clichê da Espanha turística”.

Carmen. Divulgação.
Carmen. Divulgação.

A segunda atração será um concerto em homenagem a dois grandes compositores: o italiano Giuseppe Verdi e o alemão Richard Wagner. “Neste ano comemoram-se os 200 anos do nascimento destes dois nomes da música clássica que têm uma forte visão operística”, afirma Cohen. O maestro adianta que o concerto terá a participação de coro, orquestra e de quatro solistas: a croata Dupravka Separovic-Musovic, Janete Dornellas, Homero Velho e Hélenes Lopes.

No programa, as aberturas das óperas Os Mestre Cantores e Rienzi e árias de Tristão e Isolda, de Wagner, além de trechos de Va Pensiero, da ópera Nabucco; Brindisi, de La Traviatta; a Grande Marcha Triunfal, da ópera Aída; e a abertura da ópera A Força do Destino – todas de Verdi.

A ópera Olga encerra o Festival, sob a regência de Mateus Araújo. No elenco, Martha Herr é Olga; Adriano Pinheiro é Luiz Carlos Prestes; Homero Velho é Filinto Müller; e Cris Dantas como Carmen Ghioldi. “Durante décadas, acalantei a ideia de compor uma ópera com a saga de Olga Benário”, afirma Antunes, ressaltando que o libreto de sua obra foi escrito em parceria com Gerson Valle e é baseado no livro de Ruth Wainer – e não na biografia de Fernando Morais.

Olga. Prisão da Rua Frei Caneca. Foto: Diane Souza. Divulgação.
Olga. Prisão da Rua Frei Caneca. Foto: Diane Souza. Divulgação.

Serviço: III Festival de Ópera de Brasília
Data: De 12 de junho a 7 de julho
Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, sempre às 20h.
Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Informações: (61) 3325-6232 ou 33256256 (bilheteria e no site ingressos.com).

Carmen – Dias 12, 14, 16, 17, 19 e 20 de junho. Classificação indicativa: livre.

Concerto em homenagem a Wagner e Verdi – Dias 25 e 26 de junho.

Olga – Dias 3, 5 e 7 de julho.

Facebook: /IIIfestivaldeoperadebrasilia
Twitter: @festoperabsb
Instagram: #fob