Projeto Index mapeia circuito do livro no DF.

 Foto: Emília Silberstein. Divulgação.
Foto: Emília Silberstein. Divulgação.

O projeto Index surgiu com o objetivo de mapear, articular e divulgar em catálogo digital o circuito da bibliofilia e das artes do livro no Distrito Federal. Nos últimos meses, a equipe do projeto passou por sebos, bibliotecas, encadernadoras, editoras, estúdios, escritórios, agências e até residências para conhecer o trabalho e entrevistar os diversos envolvidos nessas áreas e outras afins.

A primeira etapa, que consistiu na realização de entrevistas e na produção de registros fotográficos, está concluída. A partir dessa extensa coleta – que mapeou cerca de 150 profissionais – e da subsequente sistematização de dados, nosso catálogo está sendo produzido. Com ele concluído, a ideia é poder apresentar um panorama da produção do livro artesanal, do livro–objeto e de outras formas criativas de produzir, comercializar e colecionar livros no DF.

O catálogo contará com análises, fotos e infográficos, endereços e contatos e será disponibilizado gratuitamente na página www.indexdf.com.br

A etapa seguinte do projeto – prevista para novembro de 2014 – inclui um ciclo de palestras com editores, restauradores, encadernadores, ilustradores e colecionadores de livros. Também serão feitas oficinas de restauração e conservação para estudantes de escolas públicas.

Com isso, espera-se promover uma maior integração entre os agentes deste circuito, fomentando seus produtos e ações e divulgando suas técnicas e linguagens artísticas para um público mais amplo.