Profissionais das artes do livro no DF em mapeamento.

Briquet de Lemos. Fotos: Emília Silberstein; Divulgação.
Briquet de Lemos. Fotos: Emília Silberstein; Divulgação.

O projeto Index: Panorama das artes do livro no DF realizou durante todo o ano de 2014 um mapeamento dos profissionais das artes do livro no Distrito Federal. O resultado é um catálogo digital com um retrato econômico do setor e apresentação de aproximadamente 150 agentes dessa cadeia produtiva (livreiros, bibliófilos, encadernadores, restauradores, gravadores, ilustradores, tipógrafos, editores, impressores, fabricantes de papel, entre outros).O catálogo digital do projeto Index: Panorama das artes do livro no DF estará disponível para consulta a partir de 16 de dezembro, em http://www.indexdf.com.br.

Ilustrativa - Santiago Mourão.
Ilustrativa – Santiago Mourão.

O projeto – executado ao longo de 2014 – tem como objetivo principal catalogar e sistematizar informações sobre o circuito das artes do livro no DF, passando por todos os seus agentes, desde o fabricante de papel até o bibliófilo. A partir do catálogo, a intenção é aproximar esse profissionais e também servir como guia para qualquer pessoa que necessite dos serviços prestados por eles.

O lançamento do catálogo será marcado por uma série de debates, gratuitos, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, no auditório 2 do Museu da República:

Tereza Pires.
Tereza Pires.

16 de dezembro:
19h: Lançamento do catálogo e de pesquisa com dados econômicos do setor do livro no DF
20h30: Edições especiais – debate com os editores Briquet de Lemos, Zenilton Gayoso e Lucas Gehre

17 de dezembro:
19h: Livro de colecionador – debate com o escritor e bibliófilo Nicolas Behr e com o livreiro Jorge Brito
20h30: Encadernação e restauro: desafios e potencialidades de trabalho e formação – debate com as encadernadoras Cibele Brogio e Tê Pires e com a restauradora Mônica Kanegae

18 de dezembro:
19h: Ilustração e design: especificidades do fazer do livro – debate com a designer Célia Matsunaga e com os ilustradores e designers Felipe Cavalcante (Espaço Laje), Santiago Mourão (Ilustrativa) e Francisco Bronze (Coletivo Grande Circular).

Nicolas Behr crédito - Pedro Brandt
Foto: Nicolas Behr por Pedro Brandt.