Circuito do livro ganha catálogo virtual.

INDEX_web
Existe um crescente número de profissionais envolvidos no circuito da bibliofilia e das artes do livro no Distrito Federal. De olho neste universo, o projeto Index DF vai mapear, articular e divulgar a produção local em um catálogo virtual.

O Index DF vai contemplar livreiros, bibliófilos, encadernadores, restauradores, gravadores, ilustradores, editores, impressores, fabricantes de papel artesanal ou qualquer pessoa com vínculos com a produção artística de livros.

Os dados serão coletados e sistematizados em um catálogo eletrônico com um panorama da produção do livro artesanal, do livro–objeto e de outras formas criativas de produzir, comercializar e colecionar livros no DF.

O resultado vai reunir análises e ilustrações e será disponibilizado gratuitamente no site www.indexdf.com.br. Após a conclusão da pesquisa haverá um ciclo de palestras com editores, restauradores, encadernadores, ilustradores e colecionadores. Estudantes de escolas públicas do DF vão participar de oficinas de restauração e conservação.

A ideia é integrar os agentes deste circuito, com fomento a produtos e ações e divulgação de suas técnicas e linguagens artísticas em um amplo contexto. Há mais de duzentos profissionais de rede da bibliofilia em Brasília, em uma cadeia que ainda envlove centenas de outros profissionais em treinamento, estagiários e auxiliares. O projeto reafirma a geração de emprego aliada à preservação do patrimônio cultural do DF.

Ao reunir profissionais que moram na mesma cidade mas têm pouco contato entre si, o Index DF dá visibilidade ao circuito cultural-econômico. O catálogo pode gerar maior integração entre os profissionais com vistas a oportunidades de negócios e de aprimoramento. A sociedade ganha uma lista de contatos ampla, com instituições públicas a colecionadores particulares.

Acesse http://www.indexdf.com.br