A Índia aterrisa no Teatro Oi Brasília em janeiro.

Ravikiran. Divulgação.

Renato Acha

A cultura indiana é rica em cores, temperos, sons e espiritualidade e sua recorrente identificação com a nossa raiz reafirma os laços de uma amizade mais que promissora. Prova disto é o que a Embaixada da Índia reserva para o público da capital, em uma programação gratuita no Teatro Oi Brasília.

A abertura acontece com o músico e compositor Chitravina N Ravikiran, que se apresenta na segunda (16 de janeiro) às 20 horas, com entrada franca mediante a retirada antecipada de ingressos na bilheteria do teatro, das 13 às 19 horas, nos dias 13, 14 ou 16 de janeiro. Cada pessoa, portando CPF, poderá retirar até dois convites.

A programação segue com o Festival de Cinema Indiano, que vai de 23 a 28 de janeiro (segunda a sábado), com a exibição de seis filmes (um por noite) em sessões com início às 20 horas. A entrada será mediante a doação de 2kg de alimentos não-perecíveis por pessoa, que deverão ser entregues na bilheteria do teatro, no momento da sessão.

Chitravina N Ravikiran é um referencial quando se trata de “Carnatic Music“, que enfatiza os sons vocais com harmonias diferenciadas que tentam imitar animais, como pássaros, por meio de uma percepção sonora apurada, em composições que fundamentalmente são criadas para seram cantadas em um estilo conhecido como asgāyaki. O artista tem como base uma das formas mais puras da música indiana, considerado um mestre da chitravina, um dos instrumentos mais tradicionais e refinados daquele país.

O músico será acompanhado por Jayachandra Rao na Mrindangam (um instrumento de percussão), Giridhar Udupa na Ghatam (milenar instrumento, também de percussão e feito de argila) e Charumathi Raghuraman no violino (única representante feminina do grupo).

“Nosso principal objetivo é apresentar aos brasileiros um dos mais talentosos instrumentistas da música indiana. São composições milenares, tocadas há séculos”, explica Amit Shukla, adido cultural da Embaixada da Índia no Brasil, sobre Chitravina N Ravikiran.

O show e o festival de cinema, com programação completa a ser divulgada, são promovidos pela Embaixada da Índia em parceria com o Instituto Alvorada Brasil e o Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel.

A gastronomia também ganha espaço após a apresentação musical, quando o Royal Tulip apresenta o buffet especial, apenas com comidas indianas, elaboradas com receitas e ingredientes genuínos, no pub do empreendimento, o The Old Barr.

Serviço: Chitravina N Ravikiran
Data: 16 de janeiro de 2011 (segunda) às 20 horas
Local: Teatro Oi Brasília (Complexo Alvorada Hotel, SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C)
Entrada Franca – Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, das 13 às 19 horas, nos dias 13, 14 ou 16 de janeiro. Cada pessoa, portando CPF, poderá retirar até dois convites.
Festival de Cinema Indiano
Data: 23 a 28 de janeiro de 2011 às 20 horas
Entrada Franca.