Memorial dos Povos Indígenas recebe a exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros”.

Até 16 de dezembro.

Meninos Kariri Xocó. Fotos: Bruno Pacheco de Oliveira.

A exposição Índios: Os Primeiros Brasileiros ganha abertura na terça (28 de agosto), às 19 horas, no Memorial dos Povos Indígenas, com a realização de um Toré, ritual indígena que une dança, religião e luta.

As imagens e documentos expostos permitem que o público viaje pela história do Brasil e dos povos indígenas. A maior parte do acervo traz registros sobre os povos da região Nordeste e retrata a colonização, as narrativas indígenas e os desafios atuais.

“O objetivo da exposição é estimular um processo de reavaliação efetiva do nós e do eles, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, apresentando as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico, propiciando uma identificação positiva com tais coletividades”, explica João Pacheco de Oliveira, curador da exposição e professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A coordenadora do projeto Culturas Vivas, Guta Assirati, também ressalta que a exposição pretende favorecer o despertar de novas questões e permitir que o público se distancie de estigmas e preconceitos sobre as culturas indígenas. “A exposição contribui, inclusive, para enfatizar a forte presença de povos indígenas no Nordeste e realçar contextos de luta e resistência em que se inserem ainda hoje”, complementa Guta.

Abril Indígena.

Índios: Os Primeiros Brasileiros
Abertura: 28 de agosto (terça) às 19 horas
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental)
A abertura contará com realização de Toré
Visitação: De 29 de agosto a 16 de dezembro
De terça a sexta das 09:00 às 17:00
Sábados e Domingos das 10:00 às 17:00
Contato para escolas: (61) 3344-1154 e 3342-1156.