A mostra “Inferno Estético” de Maciej Babinski abre hoje no Museu.

Divulgação.

O Museu Nacional do Conjunto Cultural da Republica inaugura hoje, 18 de junho, às 19 horas, a exposição de gravuras “Inferno Estético“, seguida de lançamento de catálogo do artista Maciej Babinski

Com a curadoria de Grace de Freitas, o Museu Nacional exibirá uma série da recente produção de gravuras do consagrado artista Maciej Babinski. 

Uma obra de fortes contrastes em branco e negro, de alto rigor técnico e de ousadias temáticas, cujo desenho irônico brota com natural expressividade, numa figuração crítica de fina estampa. 

Maciej Babinski. Divulgação.

Reverenciado como um grande mestre, é uma referência como habilidoso formador de artistas de várias gerações em sua atividade como professor. 

Artista renovador da tradição da gravura. Babinski ajudou a consolidar essa linguagem, no cenário da cultura visual brasileira. Seu nome é obrigatório entre os grandes da arte de gravar tais como: Poty Lazarotto, Rubens Gerchman, Antonio Henrique Amaral, Vera Chaves Barcelos, Newton Cavalcanti, Maria Bonomi, Renina Katz, Fayga Ostrower, Dionísio Del Santo, Edith Bering, Oswaldo Goeldi entre outros. 

Divulgação.

Nascido na Polônia, o artista chegou ao Brasil muito jovem, formou-se em artes no Rio de Janeiro, embora tenha escolhido Brasília para morar, onde ultrapassou as fronteiras locais, para consagrar-se nacional e internacionalmente. 

Exibir no museu Nacional, com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do DF), a sua recente produção será, sem dúvida, uma forma de reconhecimento ao consagrado artista. 

Serviço: “Inferno estético” de Maciej Babinski – Exposição e lançamento do catálogo: 

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Sala 2 – Térreo 

Esplanada dos Ministérios 

Visitação: de 19 de junho até 08 de agosto de 2010 

De terça a domingo, das 09h00 ás 18h30.