
O Museu Nacional do Conjunto Cultural da Republica inaugura hoje, 18 de junho, às 19 horas, a exposição de gravuras “Inferno Estético“, seguida de lançamento de catálogo do artista Maciej Babinski.
Com a curadoria de Grace de Freitas, o Museu Nacional exibirá uma série da recente produção de gravuras do consagrado artista Maciej Babinski.
Uma obra de fortes contrastes em branco e negro, de alto rigor técnico e de ousadias temáticas, cujo desenho irônico brota com natural expressividade, numa figuração crítica de fina estampa.

Reverenciado como um grande mestre, é uma referência como habilidoso formador de artistas de várias gerações em sua atividade como professor.
Artista renovador da tradição da gravura. Babinski ajudou a consolidar essa linguagem, no cenário da cultura visual brasileira. Seu nome é obrigatório entre os grandes da arte de gravar tais como: Poty Lazarotto, Rubens Gerchman, Antonio Henrique Amaral, Vera Chaves Barcelos, Newton Cavalcanti, Maria Bonomi, Renina Katz, Fayga Ostrower, Dionísio Del Santo, Edith Bering, Oswaldo Goeldi entre outros.

Nascido na Polônia, o artista chegou ao Brasil muito jovem, formou-se em artes no Rio de Janeiro, embora tenha escolhido Brasília para morar, onde ultrapassou as fronteiras locais, para consagrar-se nacional e internacionalmente.
Exibir no museu Nacional, com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do DF), a sua recente produção será, sem dúvida, uma forma de reconhecimento ao consagrado artista.
Serviço: “Inferno estético” de Maciej Babinski – Exposição e lançamento do catálogo:
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Sala 2 – Térreo
Esplanada dos Ministérios
Visitação: de 19 de junho até 08 de agosto de 2010
De terça a domingo, das 09h00 ás 18h30.