Nuno Ramos estreia releitura cênica de Iracema com sessões online

De 13 a 15 de agosto.

Foto: Ricardo Ferreira.

A performance Iracema Fala integra o projeto A Extinção É Para Sempre, de Nuno Ramos. A estreia no Sesc Avenida Paulista tem sessões online dias 13, 14 e 15 de agosto. O público poderá acompanhar a performance ao vivo, de forma virtual, por meio dos canais do Instagram do Sesc Ao Vivo e YouTube do Sesc SP (sexta) e canais do Sesc Avenida Paulista (sábado e domingo).

O trabalho é uma releitura cênica de Iracema: Uma Transa Amazônica, filme de 1976 de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, que agora inverte os papéis. Quem comanda a cena é a atriz Edna de Cássia, que interpretou a protagonista do longa – a personagem é uma indígena que se esquece de suas origens e segue num percurso de prostituição, abusos e decadência.

Edna, que era adolescente quando participou da obra, chegou a vencer o prêmio de atuação no Festival de Brasília, mas nunca mais filmou. Nesta releitura, é a atriz quem dirige, interferindo, paralisando, mandando repetir, comentando – criando, em suma, sua própria versão da história.

O projeto A Extinção É Para Sempre está com inscrições abertas para o público participar da obra Chama. A obra foi criada como um monumento virtual de luto, uma chama eterna e ininterrupta em memória aos mortos que permanecerá acesa durante um ano, a obra agora está aberta a colaborações de pessoas públicas ou anônimas, artistas, coletividades ou instituições do mundo inteiro.

Por meio do formulário de inscrição disponível no site sescsp.org.br/ aextincaoeparasempre, o público opta por uma data e horário para transmitir sua chama, que pode ser produzida da forma que preferir e transmitida ao vivo pela plataforma do projeto.

A ideia dessa alternância de chamas é utilizar o fogo como um ritual e também um chamado, uma convocação geral ao luto, à pausa e à dignificação de cada perda. Como explica Nuno Ramos: “Chama é um memorial aos mortos”. Há um fogo principal – a “chama-mãe”, criada pelo artista -, que nunca se apaga, instalado no Sesc Avenida Paulista. A obra está sendo transmitida ao vivo no site do projeto desde o dia 25 de maio desse ano, no mesmo espaço virtual onde serão veiculadas as demais chamas.

Edna de Cássia. Foto:

Performance “Iracema Fala”
13/8, sexta-feira, às 20h30 nos Instagram @SescAoVivo e no YouTube do SescSP
14/8, sábado, às 20h30 nos canais do Sesc Avenida Paulista (YouTube e Instagram)
15/8, domingo, 17h nos canais do Sesc Avenida Paulista (YouTube e Instagram)
Classificação indicativa: 16 anos.