Fotos da performer Irina Ionesco pela primeira vez no Brasil.

Divulgação

A mostra “Espelhos de Luz e Sombra” da fotógrafa Irina Ionesco entra em cartaz na Caixa Cultural de 11 de junho a 11 de julho de 2010 . Com curadoria de Betch Cleinman é a primeira vez que a obra desta performer e fotógrafa será apresentada no Brasil. Além de Brasília a mostra percorre Salvador e São Paulo.

Foto: Irina Ionesco

Irina Ionesco, de origem romena, nasceu em Paris em 1935. Adolescente, começa uma trajetória de mulher-espetáculo: encantadora de cobras, dançarina acrobática e contorcionista, alvo vivo de um lançador de facas. Depois de um acidente que a impede de continuar dançando, começa a desenhar espaços vazios. Em 1964, ganha uma máquina Nikon do pintor Corneille. 

Foto: Irina Ionesco

Em 1970, faz sua primeira exposição pessoal como fotógrafa, desenvolvendo uma das obras mais insólitas e singulares da arte contemporânea, presente em galerias européias, japonesas, norte-americanas e museus como a Maison Européenne de la Photographie (Paris),  a Bibliothèque Nationale (Paris), BPI (Paris), o Musée d’Art Moderne (Paris), o Museu Ludwig (Köln – Alemanha) e o Museu Simbolista da Bélgica (Bruxelas).

Foto: Irina Ionesco

Essa mostra apresentará 30 fotos assinadas (26 com 40 x 50 e 4 com 60 x 90) de 1968 a 2006, em preto-e-branco analógicas, sem nenhuma interferência de tecnologias digitais. Durante a exposição, será exibido o documentário Irina Ionesco, Nocturnes Porte Dorée (1998-2003, 58’) de Delphine Camolli, que propõe a descoberta de seu universo barroco com base em depoimentos, cenas da fotógrafa em ação com a modelo Isis, apresentação de algumas de suas séries, como as Amantes Fúnebres e as fotos de Baby Jane, inspiradas no filme What ever happened to Baby Jane. O filme revela também que seu espaço de criação é o apartamento em que vive.

Foto: Irina Ionesco

Criadora de uma obra original e insólita, ela produz, a partir de adornos e da encenação teatral, uma mulher mítica. Suas fotografias estão presentes tanto em museus e galerias quanto em revistas de moda. Seu universo onírico em torno da mulher promove o diálogo entre o pop e o sublime, entre o eterno e o moderno.
 
Assim Irina Ionesco, uma das grandes damas da fotografia mundial, define seu trabalho:
A fotografia é para mim um elemento essencialmente poético […] Cada sessão de fotos, encenada e concebida como uma seqüência teatral, integra a mulher em um universo de sonho, onde ela mesma é mítica, múltipla, inventada.”

Serviço: “Espelhos de Luz e Sombra”, com Irina Ionesco
Visitação: 11 de junho a 11 de julho de 2010
Horários de visitação: de terça-feira a domingo, das 09h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS Qd. 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: 14 anos