“Irmãos de Sangue” traz a premiada Cia. Dos à Deux para temporada na Caixa Cultural.

Divulgação.
Divulgação.

O espetáculo Irmãos de Sangue, da companhia franco-brasileira Dos à Deux, ganha temporada na Caixa Cultural, de 10 a 26 de julho. A fraternidade e as memórias são os temas a montagem.A dramaturgia, direção, coreografia e cenário fica por conta de André Curti e Artur Luanda Ribeiro, Vencedores do Prêmio Shell 2014 nas categorias cenário e ator.

Em “Irmãos de Sangue”, a Cia. Dos à Deux retoma o tema da família, presente nos dois trabalhos anteriores – “Saudade em terras d’água” (prêmio do público no Festival de Avignon, em 2005) e “Fragmentos do Desejo” (prêmio Shell 2010 na categoria “Especial”). Em cena, André Curti e Artur Luanda Ribeiro conduzem uma coreografia gestual precisa ao lado dos atores Raquel Iantas e Daniel Leuback. Em uma atmosfera onírica, a peça investiga os laços fraternos e os conflitos que marcam a convivência familiar. A história se passa no centro das relações entre três irmãos e sua mãe, alternando momentos entre o passado e o presente.

No cenário, o minimalismo foi trabalhado de forma orgânica e mutável por Curti e Ribeiro. Poucos elementos materiais, como uma mesa e uma grande gangorra, evocam memórias fraternais e a presença da mãe. Como nas criações anteriores, a música original de Fernando Mota se funde na dramaturgia gestual, sublinhando o não-dito e o amor fraternal incondicional.

“Irmãos de Sangue” estreou em Paris em março de 2013, e participou do Festival de Avignon, onde foi saudado com entusiasmo por críticos como Sandrine Blanchard, do jornal “Le Monde”: “teatro gestual, inventivo e poético, que alcança grande sucesso”. O grupo seguiu em turnê pela França e pelo Brasil – onde fez temporadas no Rio, Belo Horizonte, São Paulo e participou dos festivais Filo de Londrina (Paraná) e Mirada (Santos, no litoral paulista). Depois de Brasília, a peça retorna ao Rio para uma segunda temporada carioca. Em outubro, o grupo se apresenta pela primeira vez na China, fruto de uma parceria entre o Festival de Wuzhen e Festival Cena Brasil Internacional. No final do ano, a produção ainda percorre três cidades no Brasil: Curitiba, Porto Alegre e Campinas.

“Irmãos de Sangue” foi indicado ao Prêmio Shell 2014 em quatro categorias –Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Cenário e Iluminação – sendo vencedor nas categorias Melhor Cenário e Melhor Ator, este dividido entre Curti e Ribeiro. Também foi indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro2014 em quatro categorias –Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Cenografia e Melhor Iluminação. No Prêmio CENYM, a produção foi indicada nas categorias Melhor Ator para Artur Luanda Ribeiro, Melhor Companhia de Teatro para Cia. Dos à Deux e Melhor Elenco e na categoria Melhor Espetáculo do Prêmio APTR.
irmaos de sangue 2
Serviço: Irmãos de Sangue
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 04, Lotes 3/4 – Edifício anexo à matriz da Caixa)
Data: De 10 a 26 de julho
Hora: sexta e sábado, às 20 horas; domingo, às 19 horas
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 90 minutos
Lotação: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes Caixa, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalho
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (61) 3206-9448/ 3206-6456.