Exposição “Luz na Sombra” da artista plástica carioca Isabel Becker abre em Brasília

Até 31 de outubro.

Caleidoscópio.

Isabel Becker fundiu fotografia e arquitetura de Brasília com foco nos elementos geométricos e óticos. A Op Art fundamenta um passeio pela cidade sob o criativo olhar da artista carioca, que apresenta a mostra “Luz na Sombra” na Espaço Cultural do Ministério Público do Distrito Federal de 17 de agosto a 31 de outubro com entrada franca.

Inspirada no modernismo da arquitetura de Brasília, Isabel Becker inova nessas obras, desta vez fugindo do fugaz momento do click instantâneo, que até hoje norteou seu trabalho, para se aventurar em fotografias estudadas, usando a luz e a sombra como tintas.

Partindo da luz mais dura, e suas sombras sobre as fachadas da capital, a artista recria desenhos dentro do desenho da obra monumental criada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. A brise-soleils e os cobogós, recursos de ventilação muito usados nessas fachadas, se transformam em ilusões de ótica, bem ao gosto do Optical Art dos anos 70. A influência dos azulejos de Athos Bulcão aparece no formato quadrado dos quadros.

Deep.

Os fragmentos arquitetônicos que protagonizam o trabalho de Isabel Becker foram mapeados com a contribuição da arquiteta candanga Graziela Pires. Foram locais cuidadosamente escolhidos de maneira a transmitir o máximo da força e dos conceitos da arquitetura local.

Com curadoria de Christiane Laclau da Artmotiv essa exposição marca um novo momento de Isabel Becker.

“As fotografias de Isabel Becker são fruto de um extenso e intenso garimpo nas fachadas de Brasília. Recortes de elementos icônicos da arquitetura que ela captura e reúne para mostrá-los em composições únicas e ressignificadas pelo seu olhar. 

Fragmentos de história e memória que, repetidos, montados e espelhados em composições caleidoscópicas, inserem sua produção no campo da Op-Art.”

Martha Pagy – Escritório de Arte

Iluminada.

Brasília – Luz na Sombra:

O novo trabalho de Isabel Becker é uma pesquisa sobre luz e sombra – as tintas do fotógrafo –, que encontra sua força de expressão no estudo do controle da incidência da luz solar e nos artifícios para criar ambientes confortáveis em termos térmicos, de privacidade e de iluminação.

Isabel Becker encontra, na paleta da luz dura, o ângulo perfeito de incisão solar para fotografar a sombra desejada sobre ou através de brise-soleils e cobogós. São desenhos dentro do desenho da obra monumental criada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa nas construções modernistas de Brasília, sob a imensidão luminosa de 360° do Planalto Central. Contrastes e antagonismos marcantes são o foco de interesse da artista.

Capturados em um instante preciso e fugaz, os fragmentos arquitetônicos que protagonizam o trabalho de Isabel Becker foram mapeados com a contribuição da arquiteta candanga Graziella Pires. Foram locais cuidadosamente escolhidos de maneira a transmitir o máximo da força e dos conceitos da arquitetura da capital federal.

Os brise-soleils (de Le Corbusier) e os cobogós (criação multicultural do português COimbra, do alemão BOeckmann e do brasileiro GÓis) resultam no grafismo chiaroscuro que Isabel capta com sensibilidade e apuro técnico para compor mosaicos com inspiração nos azulejos de Athos Bulcão, decompondo e recompondo a realidade em imagens geométricas, com planos fantásticos e profundidade hipnótica.

Christiane Laclau – curadora da Exposição Luz na Sombra

Isabel Becker.

Exposição “Luz na Sombra” da artista Isabel Becker
De 17 de agosto a 31 de outubro de 2023
Local: Espaço Cultural do Ministério Público do Distrito Federal
@isabelbecker
@artmotiv.brasil