Embaixada da Venezuela promove show de Ismael Querales em benefício aos estados de Pernambuco e Alagoas.

Impulsionados pela irmandade entre os povos do Brasil e da Venezuela, a Embaixada da Venezuela promove, no próximo dia 24 de julho, sábado, às 21 horas, show beneficente com Ismael Querales em prol às vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco.

A doação de 1 kg de alimento não perecível, exceto sal, ou uma lata de leite em pó valerá um ingresso. Os alimentos arrecadados serão destinados aos estados através da Defesa Civil.

A apresentação de Ismael Quereles é nosso agradecimento a todos os brasilienses que aderirem à ação“, afirma Amarú Araújo Villegas, adido cultural da Venezuela.

Em recente show de Lia de Itamaracá, realizado em 9 de julho, foram arredados 54 kg de alimentos e 109 peças de roupas destinados moradores das áreas afetadas pelas enchentes em Alagoas e Pernambuco.

A apresentação marca ainda o início das comemorações pelos 200 anos de independência da Venezuela, a serem completados em 5 de julho de 2011. A celebração começou em 19 de abril deste ano, bicentenário da primeira mobilização popular que culminou na libertação da Venezuela do Império Espanhol.

O músico, cantor e compositor venezuelano, Ismael Querales, nasceu na cidade de Caracas em 1953 e é um destacado intérprete da bandola llanera – instrumento semelhante a vilão com quatro cordas. Fundador e integrante do grupo de música venezuelana Un Solo Pueblo, com mais de 30 anos percorrendo Venezuela e o mundo, divulgando sua música tradicional.

Pesquisador sobre a bandola, Quereles vem explorando suas possibilidades e recursos para estabelecer novos parâmetros conceituais que contribuam para o avanço e desenvolvimento da música venezuelana.

É membro da Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Cultura Tradicional (Fundatradiciones), e, também, criador de dois instrumentos musicais, como a quintola llanera e a quintola oriental, acrescentando mais uma corda e uma afinação particular.

O músico venezuelano já participou de inúmeros festivais a nível nacional e internacional (Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana e Suíça). Como solista e instrumentista já gravou mais de trinta discos e tem trabalhado como instrutor de execução de bandola, maracas e canto tradicional na Fundación Bigott e na Escuela Popular de Arte Otilio Galíndez.

Seu repertório atual apresenta uma variedade de ritmos nativos venezuelanos: de origem africana como a gaita de tambora e sangueo; de origem indígena, como o toque de carrizos; de ascendência ibérica, como a jota dos estados orientais e as décimas dos estados Falcón e Yaracuy; e de origem mestiço, como o joropo (dança nacional da Venezuela), com suas variantes regionais como o joropo llanero, onde predomina a bandola, e os golpes do estado Lara. Além disso, Ismael inclui as cantigas de origem religiosa na região dos Andes, as cantigas de trabalho das planícies e ritmos urbanos como o merengue caraqueño.

Serviço: Ismael Quereles – Show beneficente em prol das vítimas de enchentes em Alagoas e Pernambuco, promovido pela Embaixada da Venezuela.

Local: Teatro Oi Brasília (Brasília Alvorada Hotel – SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C)

Data: 24 de julho (sábado)

Horário: 21 horas.

Entrada: 1 kg de alimento exceto sal, ou uma lata de leite em pó.