Itaú Cultural lança edital emergencial para músicos.

Inscrições até 15 de abril.

Divulgação.

O Itaú Cultural lança edital para movimentar a economia criativa em tempos de pandemia mundial de coronavírus. Na série Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência agora é a vez da música. O segundo edital, com inscrições abertas a partir das 9 horas do dia 13 de abril (até as 23:59 de 15 de abril). A ação é voltada para os artistas e profissionais da música, impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de necessidade de suspensão social.

Leia o edital

Os inscritos podem se candidatar para dois tipos de categoria: 

– Categoria autoral, na qual você poderá participar com composições próprias (ou em parceria com outras pessoas, desde que você esteja entre os compositores). São aceitas inscrições de todos os gêneros musicais (música instrumental, canção, repente, toada, moda de viola, rap, funk, entre tantos outros). Participe gravando suas músicas da maneira que for possível para você neste momento.

– Categoria podcast, em que você poderá inscrever um podcast ligado à história da música brasileira, do ponto de vista de seu bairro, comunidade, cidade, região, contexto nacional, ou de movimentos musicais de sua escolha e/ou especialidade. Também poderão participar desta categoria profissionais que integrem a cadeia produtiva da música, como produtores, roadies, cenógrafos, técnicos, educadores, que poderão compartilhar histórias, experiências técnicas e/ou artísticas, reflexões etc. O podcast gravado deve ser enviado no campo para envio de links do formulário.    

A participação no Rumos não invalidará a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.

Dúvidas podem ser tiradas no e-mail musica@apps.itaucultural.org.br.

Serão selecionados pela equipe de programadores de música do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 80 na categoria autoral e até 40 na categoria podcast. Será aceita uma inscrição por Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Os selecionados da primeira categoria receberão 5 mil reais brutos e os da segunda 2.500 reais brutos como remuneração. Para ler todos os detalhes sobre premiação e seleção, acesse o edital.

Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 5 de maio. Ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até quatro meses (podendo esse ser alterado diante do quadro social referente à pandemia da covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.