Itaú Cultural Play é o novo streaming gratuito com filmes brasileiros

itauculturalplay.com.br

Ney Matogrosso em cena de “Olho Nu” de Joel Pizzini. Divulgação.

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado no próximo sábado (19 de junho), data que vai presentear os cinéfilos com uma nova plataforma de streaming gratuita. A Itaú Cultural Play será lançada com foco nas produções nacionais.

O catálogo inicial conta com 135 títulos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, abrangendo filmes de ficção, documentários, séries documentais e de ficção, animações para crianças e para adultos, produções experimentais, entrevistas, palestras, curtas e longas-metragens. O endereço para cadastramento e acesso é itauculturalplay.com.br

A Itaú Cultural Play estreia com mostra dedicada a Glauber Rocha e homenagem ao produtor Luiz Carlos Barreto, dando visibilidade e acesso a produções históricas. Também traz cinema contemporâneo, com filmes reconhecidos pela crítica e premiados em festivais, obras de cinema independente, filmes universitários e mostras temáticas, com parceiros institucionais e de festivais audiovisuais.

Os títulos em cartaz perpassam dos clássicos ao cinema contemporâneo e obras mais recentes e de autoria negra e indígena. A grade também garante equilíbrio de gênero por trás das câmeras, com filmes realizados por 56 diretoras e 64 diretores.

“Vamos trazer a diversidade da nossa cinematografia para o grande público, gratuitamente, cumprindo nosso compromisso de ampliar o acesso à cultura brasileira”, diz Eduardo Saron, diretor da instituição. No futuro, a plataforma poderá ter salas com sessões especiais pagas, sem afetar o propósito central de ofertar conteúdo gratuito.

“Ilhas de Calor” de Ulisses Arthur.

A diversidade é outro eixo do projeto. “A plataforma tem o cuidado de cobrir a diversidade temática e geográfica da produção nacional e aproximar o público deste conteúdo”, complementa Saron.

Em sua estreia, a plataforma Itaú Cultural Play, homenageia a filmografia de Glauber Rocha e Luiz Carlos Barreto. De Glauber, traz trabalhos cuidadosamente selecionados e organizados entre a sua produção de 1959 a 1985. De Barreto, exibe os principais títulos relacionados ao futebol, que ele dirigiu ou produziu.

Outras mostras destacam diretores mais alternativos ou independentes, como Carlos Nader, Joel Pizzini, Júnia Torres, Otto Guerra, Joel Zito Araújo. Um dos programas permanentes é reservado ao cinema de autoria negra, começando por André Novais Oliveira, Viviane Ferreira, Joel Zito Araújo, Juliana Vicente e Zózimo Bulbul.

Lea Garcia como Jerusa em “O Dia de Jerusa” de Viviane Ferreira.

A representação dos estados brasileiros está nas mostras de autoria indígena e do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com a seleção de filmes feita por convidados do universo audiovisual.

Estas curadorias foram realizadas pelo Mercado Sapi – espaço criado em Goiânia em 2014, para promover conexões, trocas e diálogos voltados ao audiovisual realizado no Centro-Oeste –; Nordeste Lab –, criado em Salvador, em 2015, para a articulação e fomento dedicados ao desenvolvimento do audiovisual da região; e por Júnia Torres, documentarista, curadora e diretora do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, que fez a seleção de filmes de autoria indígena.

Animações ganham espaço no carrossel permanente da plataforma Itaú Cultural Play, sejam para crianças, com o Cine Curtinhas, sejam para adultos, que inaugura com uma série de filmes de Otto Guerra. A Coleção Itaú Cultural, ganha espaço vitalício com a exibição de realizações contempladas via programas ou outras formas de apoio e produção própria do Itaú Cultural.

“Wood & Stock – sexo, orégano e rock’n’roll” de Otto Guerra.

O cadastro gratuito dá acesso para acessos tanto do desktop quanto do celular (Android ou IOS). O catálogo é marcado por diversidade, variedade de autoria e representatividade regional, com títulos de todos os estados brasileiros.

O lançamento marca a primeira etapa de três fases. Seguida da integração com o Itaú Cinema. A terceira fase será a chegada da Itaú Cultural Play às smart TVs, como Samsung, LG e Apple TV.  Inicialmente, na primeira fase, a plataforma poderá ser acessada via site. O acesso via aplicativos IOS e Android está esperando a liberação das lojas virtuais.

“Evoé! Retrato de um antropófago” de Tadeu Jungle e Elaine Cesar.